"Drift" não é um termo usado apenas em Velozes & Furiosos, ele também é usado para explicar controles cujo analógico "desliza" sozinho, movimentando o personagem ou a câmera do jogo mesmo quando o acessório está completamente parado em cima de uma mesa.
Para quem tem um Nintendo Switch, o problema já é um velho conhecido nos Joy-Cons e pode ser resolvido facilmente acionando a assistência técnica da Nintendo. No PlayStation 5, o drift está começando a surgir em alguns DualSenses após alguns meses de uso.
É possível ver um pouco isso na prática no vídeo abaixo ou no Twitter:
Se você é um dos afetados pelo problema no PS5, siga os nossos passos sobre como proceder.
Solucionando o problema do drift no PS5
Muitas vezes, ligar e desligar o Bluetooth, conectar com um cabo e atualizar o software pode resolver o problema. Além disso, tirar qualquer poeira acumulada também ajuda a melhorar a precisão de movimentos do controle.
Se este não for o seu caso, então o próximo passo é entrar em contato com a assistência técnica da Sony.
Assistência técnica da Sony
A página de suporte do PlayStation no Brasil não oferece a opção de abrir um chamado diretamente em casos de mal funcionamento de hardware e o chat oficial parece estar inativo para manutenção.
A melhor maneira então é ligar para telefone disponibilizado na página de suporte de segunda a sexta das 10h às 20h (horário de Brasília). O número é (11) 3351-7090 para São Paulo capital e região metropolitana, e 0800 724 8310 para as demais localidades no Brasil.
O atendente vai pedir algumas informações de usuário da PSN, perguntar qual o problema e pedir para fazer alguns testes com o controle e o console. Por conta disso, é bom estar com o PS5 ligado ao telefonar.
Na sequência, a assistência técnica envia um e-mail solicitando a Nota Fiscal do aparelho. Após 48 horas, constatado que está tudo ok com a NF, você vai receber um código de postagem para envio gratuito pelos Correios.
Depois de levar o item até os correios com uma cópia da Nota Fiscal, cópia do comprovante de endereço, o comunicado impresso, código de postagem e declaração de conteúdo, é preciso esperar até dez dias úteis para o conserto e mais cinco dias para retorno do controle ou de um substituto.
Cerca de duas ou três semanas depois, o controle consertado ou novo chega na sua casa com um documento da assistência técnica detalhando o problema e esclarecendo se foi um conserto ou substituição do produto.
Abaixo você confere o relato de um usuário que acionou o suporte e contou a experiência pelo Twitter:
Depois disso, é só aproveitar seu controle e voltar a jogar normalmente.