Masayuki Uemura, engenheiro responsável pela criação do NES e Super Nintendo, morreu aos 78 anos. Segundo o site Nintendo Life, o profissional morreu no último dia 6, mas as informações só foram divulgadas agora.
Uemura começou a trabalhar na Nintendo em 1972, e foi o idealizador do Famicom, sistema que ficou conhecido posteriormente como NES (Nintendo Entertainment System), ou Nintendinho, no Brasil.
Quando a Nintendo fundou sua segunda divisão de pesquisa e desenvolvimento, Masayuki Uemura foi colocado no comando e ajudou na criação da série Color TV-Game, formada por cinco consoles domésticos, lançados apenas no Japão. Já a criação do Famicom começou na década de 1980, e foi seguida pelo desenvolvimento do SNES, o Super Nintendo.
Além de seu trabalho como desenvolvedor de consoles e novas tecnologias, Uemura também foi produtor de vários jogos, como Ice Climber (1984) e Clu Clu Land (1984). Ele se aposentou em 2004 e se tornou professor da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, no Japão.
O Nintendinho é considerado até hoje um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, o que mostra como o trabalho de Uemura foi importante para o desenvolvimento da indústria de games.