O jogo brasileiro Keen entrou recentemente para o programa Collective da Square Enix, uma plataforma onde a criadora de Final Fantasy dá visibilidade e apoio a projetos independentes com potencial.
Em desenvolvimento pelo estúdio de Florianópolis Cat Nigiri há cerca de um ano, Keen é um jogo que mistura ação e puzzles, no qual o objetivo de cada fase é usar os movimentos rápidos da personagem para combater inimigos ou até passar despercebido até o próximo mapa.
No Collective, Keen vai ficar exposto por cerca de um mês, onde pode receber votos do público para saber se as pessoas apoiariam ou não o projeto caso ele estivesse em uma campanha de financiamento coletivo.
Se o jogo for bem recebido pelo público, a Square Enix pode até ajudar os desenvolvedores em uma possível campanha e também na divulgação e marketing do game. É como se fosse um pré-Kickstarter com um pouco do sistema do Greenlight, do Steam.
Em entrevista ao Jovem Nerd News, o integrante do estúdio Cat Nigiri, Daniel Santos, fala que a oportunidade veio em boa hora.
Depois de uns vários meses em um mesmo projeto, fica difícil pra equipe ver o que pode melhorar. Deixar isto disponível para mais pessoas que possam baixar o jogo e comentar sobre ele é sempre muito bem-vindo. Além disso, ter Keen com um selo de ‘Aprovado pela base de fãs da Square Enix’ é muito legal.
Santos também fala que o feedback do público internacional tem sido bem positivo do público até o momento. “Estamos com uma aprovação de 96% da comunidade. É provável que isso diminua um pouco, mas ainda sim, é bastante coisa”.
Independentemente do resultado no Collective, eles pretendem iniciar uma campanha de financiamento em breve.
Quem se interessou por Keen, uma demo pode ser baixada no site do jogo. A versão completa deve ser lançada no segundo semestre de 2017, para PC (Steam) e PS4.