Você provavelmente já teve algum contato com Jackbox. Com minigames de trívia, “imagem e ação” e muitos outros, as coletâneas já foram jogadas na TV por celebridades, em lives por streamers e em eventos do mundo afora. Ainda assim, os games não decolaram no Brasil, muito porque não haviam sido traduzidos para o português, se tornando produtos de nicho para quem entende inglês, cultura e humor norte-americano.
Isso pode mudar em breve. A desenvolvedora Jackbox Games está apostando forte no Brasil, e localizou o mais recente título da franquia para o português brasileiro, com dublagem e textos que vão muito além da simples tradução. Para comemorar, os executivos Belia Portillo (líder de marketing global) e Andy Kniaz (vice-presidente de negócios) voaram de Chicago, nos EUA, para a gamescom latam, em São Paulo.
No papo com o NerdBunker, que foi acompanhado de uma sessão de teste do recente Jackbox Party Pack 10 (2023), a dupla falou sobre o apelo dos minigames, que comportam de três a oito jogadores e podem ser aproveitados em uma única tela, com os participantes usando celulares de controle. Dá até para transmitir a tela de jogo via Zoom, Discord ou em lives, tornando uma boa pedida para quem quer jogar à distância.
“A única coisa que separa as pessoas é a linguagem", falou Andy Kniaz. Segundo o executivo, traduzir os jogos para o máximo de idiomas o possível é parte da missão da empresa: reunir as pessoas através dos games. Para isso, é preciso que tudo esteja na língua que mais se sentem confortáveis:
“Já faz tempo que lançamos nossos jogos em inglês, e temos jogadores no Brasil, é um país gigante. Tem gente aqui que fala inglês e curte nossos jogos — é um mercado enorme, o décimo maior do mundo todo —, mas nem todo mundo aqui fala outra língua. Percebemos que não dava para esperar que as pessoas viessem até nós, era preciso chegar até elas em português.Mesmo em Chicago, onde há muita gente que fala espanhol, há famílias com pessoas fluentes em inglês e com outras que não falam o idioma, então é bem complicado para que eles se juntem para jogar. Tentamos unir todos ao parar de esperar que todo mundo fale inglês.”
Vale pontuar que idioma não é o único obstáculo. Em jogos de trívia, a cultura é absurdamente importante — afinal, fatos sobre times de baseball e futebol americano, ou sobre pequenas celebridades dos EUA, não é bem “conhecimento geral” por aqui.
Assim, o processo de localização precisou se adaptar à cultura brasileira. Com tradução e dublagem pela Rockets Audio, o game ainda ganhou cerca de 20% de conteúdo relevante ao Brasil. Em nosso teste, nos deparamos com um ótimo exemplo.
Durante uma rodada de Trivia Murder Party, minigame em que jogadores competem para fugir de um maníaco em disputas de pergunta-e-resposta, encaramos questões sobre compositores de música clássica, química e até mesmo sobre letras da Ariana Grande. De repente, uma rodada perguntou: “Qual desses álbuns foi lançado pelo rapper Sabotage?” (a resposta, claro, era “Rap é Compromisso”, clássico absoluto de 2000).

“Não somos um produto de nicho, somos para o público geral”, garantiu Kniaz. “Nossos jogos não são unicamente para os gamers, eles são para gente como a sua mãe, a sua avó e outras pessoas que talvez nunca joguem videogames — as mesmas pessoas que jogam Uno e coisas do tipo. Queremos ser aquele jogo que dá para jogar com qualquer um.”
Trivia é só um dos minigames disponíveis. Em outros, ao estilo Cards Against Humanity, é preciso completar uma frase com respostas insanas, ou então desenhar uma camiseta estilosa. Há muita variedade, mas todos são pensados para que sejam aproveitados aos risos por várias pessoas, seja amigos, famílias ou colegas de trabalho que querem quebrar o gelo, substituindo as lamentáveis dinâmicas de grupo empresariais por algo mais leve e divertido.

“Usamos o humor para juntar as pessoas nesse mundo em que tudo é muito divisivo, como política e tudo mais. O que nossos games fazem é transcender tudo isso, permitindo que as pessoas apenas se reúnam para dar umas risadas. Na sua festa de fim de ano, se você não quiser conversar com aquele tio que é 'meio assim', você liga o Jackbox e agora vocês têm algo para dar umas risadas.”
Pacote mais recente de minigames, The Jackbox Party Pack 10 está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X | S e PlayStation 5. O game conta com localização completa, incluindo dublagem e texto em português do Brasil.
- Zeenix terá bateria com duração de uma a cinco horas
- Pesquisa Game Brasil revela perfil de jogadores em países da América Latina
Já a gamescom latam, primeira edição brasileira da feira alemã, acontece entre os dias 27 a 30 de junho, no São Paulo Expo. A edição de 2025 já está confirmada.
Fique ligado no NerdBunker para todas as novidades do evento. Aproveite e conheça todas as nossas redes sociais, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.