Final Fantasy é, sem dúvidas, uma das franquias de videogame mais icônicas da história. Seja você um grande fã ou um novato no universo, que ainda está desbravando a extensa lista de jogos da franquia, é impossível não se apegar ao sentimento de grandiosidade e emoção que só um jogo da série pode oferecer.
- Confira os principais lançamentos de jogos de 2024
- Os 10 melhores jogos de Final Fantasy, segundo a crítica
Por trás desse universo tão singular, cheio de personagens e elementos fantásticos, reside uma figura especial: Hironobu Sakaguchi – considerado o "pai" de Final Fantasy e diretor de Final Fantasy I, II, III, IV e V.
Mas a criatividade de Sakaguchi-san não cessou com os cinco primeiros títulos da franquia de RPG. De lá para cá, o desenvolvedor criou o estúdio Mistwalker e agora volta a colocar a mão na massa, dessa vez com FANTASIAN Neo Dimension – uma versão aprimorada do jogo lançado para o Apple Arcade em 2021.
Em entrevista ao NerdBunker, o lendário (e adorável) desenvolvedor compartilhou mais detalhes sobre Neo Dimension, a parceria com a Square Enix e nos contagiou com o grande amor por videogames. Abaixo, você confere os destaques do bate-papo.
Neo Dimension: uma versão aprimorada
Como dito antes, Neo Dimension é uma nova versão de FANTASIAN – RPG lançado para o Apple Arcade em 2021. No game, o jogador assume o papel de Leo, um jovem que viaja para recuperar suas memórias e resolver o mistério de uma estranha infecção mecânica que coloca o mundo em perigo.
De volta à função de diretor após anos, Sakaguchi-san não viu tanta diferença no processo de desenvolvimento de jogos ao longo dos anos. Para o lendário criador de Final Fantasy, a maior evolução está relacionada à expressão visual e quantidade de espaço – já que não é mais necessário economizar megabits:
“Acho que a maior evolução no desenvolvimento de videogames nos últimos 40 anos é o que é possível em termos de expressão visual, o que as pessoas podem fazer visualmente. Outra grande diferença, eu diria, é a quantidade de espaço que podemos usar. Há muito tempo, tínhamos que encaixar tudo em um cartucho, não tinha muito espaço, então tínhamos que valorizar cada byte.”

Neo Dimension, por exemplo, adiciona suporte para resolução 4K, que FANTASIAN (2021) não tinha, além de dublagem em inglês e japonês. O recurso visual permitirá que os jogadores apreciem, em um novo nível, os incríveis dioramas artesanais do game. Sobre os destaques dessa nova versão, Sakaguchi-san comentou:
“Com isso, ainda mais do que antes, eles poderão ver, sentir e experimentar os dioramas artesanais e como eles se parecem. Em termos de outros pequenos ajustes e melhorias, arrumamos, por exemplo, a velocidade dos movimentos dos personagens, porque as pessoas vão jogar com um controle.E há também as configurações de dificuldade... Acho que, no Fantasian original, no Apple Arcade, a curva de dificuldade, especialmente na segunda metade do jogo, era muito, muito rígida... Para torná-lo mais acessível, joguei o game inteiro novamente e ajustei alguns dos encontros para garantir que fosse realmente satisfatório para o jogador.”
A parceria com a Square Enix e (muitas) horas de FFXIV

A ideia de publicar FANTASIAN: Neo Dimension com a Square Enix também não surgiu ao caso. Segundo Sakaguchi-san, a parceria veio após o desenvolvedor estabelecer uma relação de confiança com Naoki Yoshida, lendário produtor da franquia Final Fantasy, que é carinhosamente conhecido como Yoshi-P.
Fã declarado de Final Fantasy XIV, Sakaguchi-san revelou que já testou Dawntrail – recente expansão do jogo – e que já tinha jogado o game por três horas naquele dia. Em relação ao trabalho de Yoshi-P, o criador de Final Fantasy não poupou elogios:
“Ele tem muito respeito em relação a como a franquia começou, e ele evoluiu ao longo do tempo para o que vemos dentro de FFXIV. Então [o jogo] está realmente repleto de toda a essência e DNA de Final Fantasy, o que para mim define que posso realmente confiar no produtor Yoshida.”

Por falar em Final Fantasy, Nobuo Uematsu, compositor consagrado da franquia, também retorna ao lado de Sakaguchi-san em Neo Dimension. A dupla trabalhou junta por quase 40 anos, incluindo em FANTASIAN (2021). Mas, ao contrário do que pode parecer, boa parte do trabalho dos dois desenvolvedores se desenrola de forma mais independente, como explicou Sakaguchi-san:
“Uma vez que estabelecemos isso [o direcionamento da música], nós o deixamos por conta própria. Ele sempre vem com algo melhor do que eu poderia imaginar, excedendo minhas expectativas. Ele tem um entendimento muito, muito bom dos personagens e do mundo, só por ler aquele cenário. Eu diria que nossa longa relação de trabalho nos permite estar na mesma página sem muita comunicação.”
Em comparação com os jogos da franquia Final Fantasy, FANTASIAN possui outras similaridades além da música. Sakaguchi-san citou exemplos como o processo de desenvolvimento das mecânicas do jogo, as performances, personagens, efeitos e mais recursos. Mas, para o diretor, a maior diferença fica por conta dos dioramas:
“Todos os ambientes e estágios são criados à mão e existem fisicamente. Então, toda vez que eu tirava fotos ou via os dioramas pessoalmente, ficava animado. Acho que era muito, muito divertido, não só para mim, mas também para os fãs que tentavam imaginar. Quando conseguia ver esses dioramas, imaginava como seria quando os personagens começassem a andar por esses mundos... Espero que os fãs também achem isso emocionante.”

Após décadas na indústria de games, seria plausível imaginar que Sakaguchi-san gostaria de ter feito algo de um jeito diferente, mas o diretor garantiu que não tem muitos arrependimentos. Para o pai e criador de Final Fantasy, Neo Dimension, incluindo todos os ajustes, é a forma final e mais completa que o FANTASIAN poderia ser. Com Final Fantasy, ele admitiu que se arrepende de uma decisão específica:
“Uma coisa que me vem à mente é que no Final Fantasy III, na última masmorra havia um ponto de salvamento, logo antes do chefe. No jogo final não há, porque no último minuto decidimos remover esse ponto de salvamento. Mas eu acho que isso tornou o chefe final e o último estágio realmente muito difíceis.”
Quando questionado sobre seu jogo favorito da icônica franquia, Sakaguchi-san se revelou apegado ao primeiro game da série, mas faz questão de convidar a todos para embarcarem no incrível mundo de FFXIV:
“Acho que um dos Final Fantasy que mais me marcou foi Final Fantasy I. Porque foi o momento em que toda essa série nasceu. Em termos do que eu mais gosto no momento é Final Fantasy XIV. Para aqueles que ainda não jogaram, eu os encorajo fortemente e vocês poderão criar um grupo comigo e lutar contra monstros e dragões juntos.”
FANTASIAN Neo Dimension será lançado, no inverno dos EUA, para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC (via Steam). Até o momento, não há uma data específica.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.