Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Bryan Ansell, cocriador de Warhammer, morre aos 68 anos
Games

Bryan Ansell, cocriador de Warhammer, morre aos 68 anos

Entusiasta de miniaturas foi um dos responsáveis pelo surgimento e expansão do universo da franquia

Arthur Eloi
Arthur Eloi
04.jan.24 às 12h54
Atualizado há mais de 1 ano
Bryan Ansell, cocriador de Warhammer, morre aos 68 anos
The Ansell's Attic/Instagram/Reprodução

Um dos criadores de Warhammer, Bryan Ansell faleceu em 30 de dezembro de 2023, em sua casa no Reino Unido, aos 68 anos. A causa da morte não foi divulgada.

A informação foi divulgada pela página The Ansell’s Attic, perfil no Instagram que era administrado por Bryan e sua esposa, Diane Ansell. Sem detalhar, a postagem afirma: “É com pesar que anunciamos que Bryan Ansell faleceu pacificamente em seu lar, rodeado por seus familiares, em 30 de dezembro de 2023.

Nascido em Nottingham, na Inglaterra, em 1955, Bryan Ansell entrou para a história das miniaturas, board games e ficção científica distópica por ser um dos criadores do vasto universo que é Warhammer.

No começo dos anos 1970, Ansell era dono da Asgard Miniatures, fabricante de miniaturas que chamou a atenção da Games Workshop, que na época era uma distribuidora de jogos de tabuleiros e RPG pela Europa, além de dona de uma revista de gênero, a White Dwarf.

Foi assim que, em 1978, surgiu a Citadel Miniatures, um braço da Games Workshop dedicado a fabricação própria de miniaturas. Para fazer bom uso de uma linha já existente, Ansell criou um jogo de batalha chamado Warhammer Fantasy Battle. A partir disso, nasceu o que vira a ser um dos hobbies mais cativantes e criativos para entusiastas de miniaturas, universos fantásticos e histórias de guerra.

Além de ajudar a criar a base do que viria a ser o jogo, Ansell também foi um dos principais responsáveis pela Dimensão do Caos, que aprofundou o universo da saga ao estabelecer uma perigosa realidade paralela e as entidades conhecidas como Os Quatro Deuses do Caos, tudo com um toque de horror e heavy metal, que eram paixões de Ansell.

View post on Instagram
 

Após estabelecer o sucesso de Warhammer, Bryan Ansell deixou a companhia em 1991 para criar a Wargames Foundry, especializada em miniaturas de alto nível. Ele se aposentou em 2005, e a empresa segue até hoje administrada por sua família.

Warhammer se tornou uma das principais franquias da ficção científica, se expandindo aos livros, videogames e muito mais. Em breve, ganhará uma série de TV live-action estrelada por Henry Cavill (Homem de Aço, The Witcher), que é um fã assumido da saga.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fonte: The Ansell’s Attic (via PC Gamer)

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast