O lançamento do PlayStation 2 nos anos 2000 foi um marco na história dos videogames, e, 20 anos depois, o PS2 é o console mais vendido de todos os tempos, com 157,6 milhões de unidades distribuídas no mundo — incluindo versão original e o PS2 slim, lançado em 2004.
Carinhosamente apelidado de "Play 2" no Brasil, o console teve mais de 3,8 mil jogos lançados ao longo de seus 13 anos de vida útil — ele foi descontinuado em 2013. Muitas das franquias de maior sucesso que temos hoje nasceram ou se estabeleceram durante a era do PS2. Uma delas foi Grand Theft Auto, o famoso GTA. Três deles, o III, o Vice City e o San Andreas, aparecem no topo da lista de jogos mais vendidos do console, juntamente com Gran Turismo, a franquia de corrida da Sony.
Para comemorar os 20 anos de PlayStation 2, listamos abaixo os dez títulos mais vendidos do console, de acordo com o número de unidades distribuídas ou vendas para o consumidor final:
Grand Theft Auto: San Andreas (2004) — 17,3 milhões
O jogo de 2004 é o quarto grande lançamento da franquia GTA e também o mais vendido do PlayStation 2. Foi o primeiro a incorporar customização de personagem, e também expandiu muito o mapa, permitindo que o jogador explorasse mais de uma cidade.
Grand Theft Auto: Vice City (2002) — 16,1 milhões
Inspirado em Miami e incorporando diversos elementos da década de 80, como música, filmes e televisão, Vice City foi o segundo jogo mais vendido no PlayStation 2, e possui até mesmo versão para mobile.
Gran Turismo 3: A-Spec (2001) — 14,8 milhões
O simulador de corridas da Sony Computer Entertainment chegou às lojas quase um ano após o lançamento do PS2, e trouxe pistas reais adaptadas para o videogame. Apesar de ter menos opções de carros do que seu antecessor, GT 3 foi um sucesso de crítica e de vendas, e é considerado um clássico até hoje.
Grand Theft Auto III (2001) — 13,1 milhões
Usando Nova Iorque como base, GTA 3 dava aos jogadores a liberdade de explorar as três ilhas do jogo entre uma missão e outra — até mesmo para fazer uns "bicos" de motorista de táxi ou bombeiro.
Gran Turismo 4 (2005) — 11,7 milhões
Lançado nos EUA em fevereiro de 2005, a sequência de Gran Turismo demorou um pouco mais do que o previsto para sair, mas entregou muito conteúdo: ao todo, foram mais de 700 carros, indo desde modelos antigos a futuristas e novas pistas, tanto fictícias quanto inspiradas em locais do mundo.
Final Fantasy X (2001) — 8,6 milhões
O jogo trouxe novidades para a franquia, como cenários completamente em 3D e vozes para os personagens, além de ser o primeiro a ter uma sequência direta (Final Fantasy X-2, lançado em 2003).
Need for Speed Underground (2003) — 7,2 milhões
Com trilha sonora marcante e corridas noturnas, o primeiro Need for Speed Underground teve duas versões distintas: uma para consoles e computadores e outra para o Game Boy Advance. O jogo inseriu o modo carreira com história e aprofundou a customização dos veículos à franquia.
Need for Speed Underground 2 (2004) — 6,9 milhões
Continuação direta do NFS Underground, o game abriu a cidade para que os jogadores pudessem explorá-la livremente entre uma corrida e outra. Sua trilha sonora também se tornou muito popular entre os jogadores, com uma versão icônica de Riders on the Storm, originalmente da banda The Doors, feita por Snoop Dogg.
Medal of Honor: Frontline (2002) — 6,8 milhões
O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e o jogador assume o o papel de um soldado americano atravessando a Europa. Com uma história que se desenvolve paralelamente à do primeiro Medal of Honor, de 1999, cuja trama foi criada pelo diretor Steven Spielberg.
Final Fantasy XII (2006) — 6,4 milhões
Primeiro da franquia a adotar um mundo aberto, Final Fantasy XII chegou ao PS2 na transição de gerações de console, no mesmo ano de lançamento do PlayStation 3. Mesmo assim, o título aparece entre os dez mais vendidos do PS2.
Os dados e informações de vendas foram apurados pelo site VG Chartz.