Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Vingadores: Como serão Dinastia Kang e Guerras Secretas no MCU
Filmes

Vingadores: Como serão Dinastia Kang e Guerras Secretas no MCU

Saiba o que as HQs indicam para o futuro dos heróis no cinema

Gabriel Avila
Gabriel Avila
05.ago.22 às 09h30
Atualizado há mais de 2 anos
Vingadores: Como serão Dinastia Kang e Guerras Secretas no MCU

Para a alegria de quem estava sentindo falta dos Vingadores, a Marvel anunciou que a equipe vai ganhar dois filmes em 2025. As produções serão Avengers: The Kang Dynasty (Vingadores: Dinastia Kang, em tradução livre) e Avengers: Secret Wars (Vingadores: Guerras Secretas), que vão encerrar Fase 6 do MCU.

Com lançamento marcado para daqui a três anos, os filmes estão longe demais para ter qualquer certeza a respeito de sua história e sequer tiveram suas equipes confirmadas. Porém, seus títulos prestam homenagem a grandes aventuras da Casa das Ideias nas HQs e dão pistas sobre os caminhos que os heróis devem tomar na reta final da Saga do Multiverso.

Dinastia Kang

Capa da HQ Avengers: Kang Dynasty Capa da HQ Avengers: Kang Dynasty

Nos quadrinhos, Dinastia Kang é o nome da saga que marca uma das maiores derrotas dos Vingadores em todos os tempos. Publicado em 16 edições, o épico escrito por Kurt Busiek mostrou Kang atingindo o objetivo de conquistar a Terra.

O vilão montou um plano engenhoso que deixou os heróis de mãos atadas. Com a ajuda do filho, Centurião Escarlate, de outros malfeitores e dispondo de um arsenal tecnológico, ele ataca várias partes do mundo ao mesmo tempo enquanto isola parte dos Vingadores no espaço.

Com isso, os heróis que ficaram na Terra acabam enfraquecidos quando ele anuncia o golpe final. Kang começa a destruir cidades inteiras até o time aceitar se render – o que acabam fazendo em uma memorável edição sem falas. No fim, os Vingadores conseguem se recuperar e vencem o vilão, que ainda assim celebra o feito de ter colocado o mundo de joelhos.

Vingadores se rendem a Kang, O Conquistador Vingadores se rendem a Kang, O Conquistador

Guerras Secretas

Capa da HQ Guerras Secretas Capa da HQ Guerras Secretas

O caso com Guerras Secretas é um pouco mais complicado, já que houveram duas grandes sagas com este nome. A primeira, publicada nos anos 1980, teve a simples premissa de reunir diferentes heróis e vilões da Marvel em um grande crossover para promover a linha de brinquedos de mesmo nome que a Mattel estava prestes a lançar.

Já a segunda, que deve servir de base para o longa, foi uma minissérie em nove edições, marcando o clímax da longa fase do escritor Jonathan Hickman à frente das revistas dos Vingadores. No título Novos Vingadores ele apresentou o conceito das Incursões, quando duas Terras do multiverso se chocam causando a morte dos mundos e seus respectivos universos.

Os heróis da Terra 616 se esforçam para descobrir uma forma de impedir esses eventos. Infelizmente, não há como ser evitado e a única esperança está na destruição de uma das Terras para que a outra sobreviva. É com esse peso que começa a saga Guerras Secretas, quando as Terras 616 (universo principal) e 1610 (universo Ultimate) entram em rota de colisão.

Quando os principais mundos da Marvel começam a se chocar, o vilão Doutor Destino aproveita a oportunidade para roubar os poderes divinos dos alienígenas conhecidos como Beyonders. Com isso, ele remodela a Terra à sua imagem e se torna um rei com ares de deus em um mundo cujos habitantes tiveram a memória apagada para adorá-lo. A situação só é revertida quando os poucos heróis dos universos 616 e 1610 que conseguiram se salvar unem forças para desfazer suas ações.

Doutor Destino se torna o centro do Universo Marvel em Guerras Secretas Doutor Destino se torna o centro do Universo Marvel em Guerras Secretas

Como tudo isso pode acontecer no MCU?

Em primeiro lugar, vale lembrar que o Universo Cinematográfico da Marvel costuma fazer adaptações livres de seus quadrinhos. Muitos dos filmes são histórias originais e mesmo os que se baseiam em histórias existentes carregam diferentes graus de fidelidade. Não à toa, Era de Ultron e De Volta ao Lar têm pouco a ver com as publicações originais.

Dito isso, há muitos elementos dessas duas histórias que podem ser trazidos para as telas e dar o tom das aventuras que fecham a Fase 6 do MCU. O principal deles é uma possível vitória triunfal de Kang, capaz de fazer os heróis da Terra se curvarem perante ele.

A partir daí devem surgir as diferenças, já que a presença do vilão está diretamente ligada à exploração de realidades alternativas. Em Loki, uma de suas variantes explicou que Kang foi responsável por uma verdadeira guerra multiversal que quase colocou fim à vida em todos os universos.

Variante de Kang conta sua história a Loki e Sylvie Variante de Kang conta sua história a Loki e Sylvie

Essa megalomania do vilão, de querer conquistar diferentes realidades, acontece ao mesmo tempo em que as Incursões começaram no MCU. Conforme visto em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, uma variante do mago causou o início desses eventos, que levaram diretamente às Guerras Secretas nas HQs.

É interessante notar que as Guerras Secretas dos cinemas talvez tenham Kang como grande vilão. Existe sim a chance de que o filme siga as HQs e coloque Doutor Destino como o déspota com poderes divinos, especialmente porque ele deve ser apresentado no filme do Quarteto Fantástico, que será lançado em 2024.

Porém, como a Saga do Multiverso é marcada pelas ações de Kang, parece difícil crer que o Marvel Studios vá dividir o antagonismo com outra figura. Especialmente se seguirem o mesmo caminho de Thanos, construído lentamente desde a aparição na cena pós-créditos de Os Vingadores (2012) até dominar Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019).

Além disso, o Quarteto terá se juntado ao MCU no início da Fase 6, poucos meses antes do lançamento de Avengers: Secret Wars. Considerando que o Doutor Destino é icônico e traz consigo um grande potencial a longo prazo, parece pouco provável que ele já chegue executando seu ato mais grandioso logo de cara.

Avengers: The Kang Dynasty que estreia em 2 de maio de 2025, nos EUA. Já Avengers: Secret Wars chega aos cinemas em 7 de novembro de 2025.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais