Neste domingo (12), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou a 95ª cerimônia do Oscar, que premia alguns dos principais destaques do cinema, e, como sempre, algumas produções saíram com as mãos abanando e outras surpreenderam.
- Confira os vencedores do Oscar 2023
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo vence Melhor Filme no Oscar 2023
Um dos maiores indicados do Oscar 2023, com 9 nomeações, o longa Os Banshees de Inisherin não ganhou nenhuma categoria, enquanto a produção alemã Nada de Novo no Front faturou 4 estatuetas. Confira outras surpresas e esnobados!
Esnobados
1 - Os Banshees de Inisherin

Dirigido por Martin McDonagh (Três Anúncios Para Um Crime), Os Banshees de Inisherin foi preterido em praticamente todas as categorias de atuação. A produção foi indicada as categorias de Melhor Ator (Colin Farrell), Melhor Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), além de Melhor Filme, e perdeu todas.
2 - Elvis

Cotado para Melhor Figurino e Design de Produção no Oscar 2023 por construir o período entre as décadas de 1930 e 1970 de forma impressionante, Elvis perdeu a primeira para Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e a segunda para Nada de Novo no Front. O filme de Baz Luhrmann saiu zerado da premiação!
3 - Steven Spielberg

Com um de seus longas mais intimistas, por Os Fabelmans, Steven Spielberg não ganhou a terceira estatueta de Melhor Diretor da sua carreira. O cineasta se tornou o primeiro diretor a ser indicado em 6 décadas diferentes a categoria pelo filme, contudo perdeu para os Daniels, de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
4 - Red: Crescer É uma Fera

Apesar de Pinóquio ser favorito para ganhar o Oscar de Melhor Animação por conta das vitórias na maioria das premiações anteriores, Red: Crescer É uma Fera foi um grande sucesso de público e poderia surpreender na categoria. Contudo, a trama, que apresenta uma garotinha na adolescência se transformando em um panda-vermelho, foi preterida pelo excelente trabalho de Guillermo del Toro e Mark Gustafson. Saiu de mãos abanando do prêmio.
5 - Argentina, 1985

Um ótimo filme sobre os efeitos da ditadura argentina nas décadas de 1970 e 1980, Argentina, 1985 é mais uma grande obra que demonstra a capacidade dos nossos hermanos nos cinemas. Ao perder a categoria de Melhor Filme Internacional para Nada de Novo no Front, o filme passou em branco na cerimônia da Academia.
Surpresas
6 - Jamie Lee Curtis

Apesar de ter vencido o SAG Awards, a atriz, que se destacou em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, pode ser considerada uma surpresa da premiação. Isso porque, durante o calendário de premiações, Angela Bassett ganhou o Globo de Ouro e Kerry Condon, o BAFTA, o que tornou a categoria uma das mais indefinidas do Oscar 2023. Para a alegria dos fãs das mãos de salsichas, porém, foi Curtis quem levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante para casa.
7 - A Baleia

Além de Brendan Fraser vitorioso como Melhor Ator no Oscar, A Baleia travou uma dura disputa com Elvis na categoria de Melhor Maquiagem e ganhou. O filme de Baz Luhrmann tem Austin Butler na pele do icônico cantor em diferentes momentos da vida (com as respectivas alterações físicas dele) e Tom Hanks como o maquiavélico Coronel Tom Parker — em outra mudança impressionante de maquiagem. Quem levou a estatueta, entretanto, foi A Baleia com um Brendan Fraser praticamente irreconhecível.
8 - Pantera Negra: Wakanda para Sempre

Angela Bassett estava cotada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante como Rainha Ramonda no filme do MCU. Contudo, a atriz acabou perdendo para Jamie Lee Curtis, que estrela Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Para compensar a derrota, Pantera Negra: Wakanda para Sempre conquistou o prêmio de Melhor Figurino do Oscar 2023, uma surpresa que tornou Ruth E. Carter, responsável pelo vestuário do filme, a primeira mulher negra a faturar duas estatuetas na história — o favorito da categoria era Elvis.
9 - Nada de Novo no Front

Simplesmente Melhor Design de Produção, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Filme Internacional e Melhor Trilha Sonora Original do 95º Oscar. Nada de Novo no Front foi o segundo maior vencedor da noite com 4 estatuetas, perdendo apenas para Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Apesar de ser cotado para algumas dessas categorias, o filme engatou uma impressionante sequência que nem seus fãs mais fiéis apostavam.
Acompanhe o NerdBunker mais novidades sobre o Oscar 2023. Aproveite e baixe o novo aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.