Com chocolates, bolsas e cervejas temáticas, a popularidade da animação Peppa Pig cresceu na China com a chegada do Ano do Porco. Por lá, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar e o que pra nós é 2019, para eles corresponde ao ano de 4717. A virada de ano é uma época importante para a cultura e as tradições chinesas; a comemoração desse rito de passagem foi moldada através de lendas, histórias e hábitos e é comum que o país pare nesta semana para celebrar e visitar parentes distantes.
A Peppa Pig é uma animação britânica que já fazia muito sucesso no ocidente (inclusive no Brasil) e só foi chegar na China em 2015. Rapidamente, ela se tornou um fenômeno por lá, mas ninguém estava esperando para o que viria com a chegada do ano do porco.
O ano temático fez com que a produção do desenho voltasse seus olhos para a China. Com isso, a Alibaba Pictures coproduziu um longa animado especialmente para o ano do Porco. O filme feito apenas para o mercado Chinês foi lançado em 5 de fevereiro, mas o emocionante trailer com atores reais já teve resultados impressionantes: foram 1,45 bilhão de visualizações na plataforma de vídeos Sina Weibo (o YouTube é bloqueado na China e por isso os dados são de plataformas locais). O trailer de Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, recebeu 219 mil acessos no canal oficial da Marvel.
O trailer em si não foi popular apenas por ser uma personagem querida, mas também por ter uma mensagem edificante — gerando milhões de compartilhamentos nas redes sociais chinesas.
O vídeo de pouco mais de cinco minutos começa com um idoso da zona rural conversando com seu neto. Ele pergunta o que a criança quer de presente, mas não consegue ouvir a mensagem completa por conta do sinal fraco da região. O avô só consegue ouvir uma palavra: "Peppa!". Com isso, o homem começa uma jornada para investigar e descobrir "O Que é Peppa" (a pergunta dá título ao trailer viral).
No fim do comercial, o avô descobre sobre o desenho e pede a ajuda de vizinhos para fabricar uma porquinha feita de ferragens (vide imagem abaixo). O presente agrada o neto e o avô assiste ao filme com toda a família durante as festividades do ano novo chinês. Um final emocionante de união festiva.
Com o comercial, a Alibaba queria incentivar que famílias distantes se reunissem durante a época festiva. Veja humana:
O Google é bloqueado na China, então é difícil ter métricas precisas de como as buscas pelo desenho aumentaram graças ao trailer emocionante e a chegada do ano do porco.