Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Popularidade da Peppa Pig decola com a chegada no Ano do Porco na China
Filmes

Popularidade da Peppa Pig decola com a chegada no Ano do Porco na China

Trailer do novo filme da porca foi visto mais de um bilhão de vezes

João Abbade
João Abbade
11.fev.19 às 16h00
Atualizado há mais de 6 anos
Popularidade da Peppa Pig decola com a chegada no Ano do Porco na China

Com chocolates, bolsas e cervejas temáticas, a popularidade da animação Peppa Pig cresceu na China com a chegada do Ano do Porco. Por lá, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar e o que pra nós é 2019, para eles corresponde ao ano de 4717. A virada de ano é uma época importante para a cultura e as tradições chinesas; a comemoração desse rito de passagem foi moldada através de lendas, histórias e hábitos e é comum que o país pare nesta semana para celebrar e visitar parentes distantes.

A Peppa Pig é uma animação britânica que já fazia muito sucesso no ocidente (inclusive no Brasil) e só foi chegar na China em 2015. Rapidamente, ela se tornou um fenômeno por lá, mas ninguém estava esperando para o que viria com a chegada do ano do porco.

O ano temático fez com que a produção do desenho voltasse seus olhos para a China. Com isso, a Alibaba Pictures coproduziu um longa animado especialmente para o ano do Porco. O filme feito apenas para o mercado Chinês foi lançado em 5 de fevereiro, mas o emocionante trailer com atores reais já teve resultados impressionantes: foram 1,45 bilhão de visualizações na plataforma de vídeos Sina Weibo (o YouTube é bloqueado na China e por isso os dados são de plataformas locais). O trailer de Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, recebeu 219 mil acessos no canal oficial da Marvel.

O trailer em si não foi popular apenas por ser uma personagem querida, mas também por ter uma mensagem edificante — gerando milhões de compartilhamentos nas redes sociais chinesas.

O vídeo de pouco mais de cinco minutos começa com um idoso da zona rural conversando com seu neto. Ele pergunta o que a criança quer de presente, mas não consegue ouvir a mensagem completa por conta do sinal fraco da região. O avô só consegue ouvir uma palavra: "Peppa!". Com isso, o homem começa uma jornada para investigar e descobrir "O Que é Peppa" (a pergunta dá título ao trailer viral).

No fim do comercial, o avô descobre sobre o desenho e pede a ajuda de vizinhos para fabricar uma porquinha feita de ferragens (vide imagem abaixo). O presente agrada o neto e o avô assiste ao filme com toda a família durante as festividades do ano novo chinês. Um final emocionante de união festiva.

Com o comercial, a Alibaba queria incentivar que famílias distantes se reunissem durante a época festiva. Veja humana:

Watch on YouTube

O Google é bloqueado na China, então é difícil ter métricas precisas de como as buscas pelo desenho aumentaram graças ao trailer emocionante e a chegada do ano do porco.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais