Os filmes de Planeta dos Macacos se tornaram amados pelos fãs de ação e ficção científica nos cinemas. Como a saga está prestes a voltar às telonas com Planeta dos Macacos: O Reinado, é mais que natural que novos fãs queiram conhecer essa história e que os mais antigos queiram reencontrá-la.
Pensando nisso, nós reunimos um guia completo com todos os dez filmes de Planeta dos Macacos e onde eles podem ser assistidos. A lista será apresentada em ordem de lançamento nos cinemas. Confira:
1- O Planeta dos Macacos (1968)

Planeta dos Macacos chegou aos cinemas em 1968. Adaptação do livro de Pierre Boulle, o filme de Franklin J. Schaffner acompanha a jornada de George Taylor (Charlton Heston), um astronauta que chega a um planeta dominado e governado por macacos, em que os seres humanos são criaturas primitivas e inferiores. Aclamado por público e crítica, o longa se tornou um verdadeiro clássico da ficção científica e inspirou as sequências que vieram nos anos seguintes.
- Onde assistir: Disney+, Star+ e Oldflix
2- De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

Dois anos após o lançamento do primeiro filme, a franquia voltou às telonas com De Volta ao Planeta dos Macacos (1970). A sequência mostra o astronauta John Brent (James Franciscus) chegando ao misterioso planeta em busca do colega, Taylor, que por sua vez desapareceu na Zona Proibida.
- Onde assistir: Disney+, Star+ e Oldflix
3- Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Fuga do Planeta dos Macacos (1971) se passa após os eventos do filme anterior, mas propõe uma viagem ao passado. No filme, os macacos Cornelius, Zira e Dr. Milo usam a nave espacial dos humanos para voltar ao ano de 1973, milênios antes dos eventos dos filmes anteriores.
- Onde assistir: Disney+, Star+ e Oldflix
4- A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

Sequência direta de Fuga do Planeta dos Macacos, A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) acompanha César, o filho de Cornelius e Zira, na década de 1990. Nesse período, os macacos passam a sofrer maus tratos nas mãos dos humanos, que os transformam em animais de estimação e até escravos. Uma situação que revolta o símio e o inspira a dar início a uma verdadeira revolução.
- Onde assistir: Disney+, Star+ e Oldflix
5- Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Batalha do Planeta dos Macacos é o quinto e último capítulo da franquia original. O filme acompanha o reinado de César, que comanda uma civilização em que macacos e humanos cooperam após um holocausto nuclear que devastou o mundo. Porém, as coisas começam a se complicar graças ao desejo de alguns símios em escravizar os humanos, assim como a chegada de uma tribo de pessoas modificadas pela radiação e que querem vingança contra César e seus súditos.
- Onde assistir: Disney+, Star+
6- Planeta dos Macacos (2001)

Quase 30 anos após o encerramento da saga original, Planeta dos Macacos retornou em um reboot comandado por Tim Burton (Batman; Edward Mãos de Tesoura). Inspirado tanto no livro quanto no filme original, o longa acompanha um astronauta chamado Leo Davidson (Mark Wahlberg) chegando a um planeta dominado por macacos. Apesar de compartilhar da estrutura do longa de 1968, essa versão traz grandes mudanças, incluindo o final.
- Onde assistir: Disney+ e Star+
7- Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Em 2011, a franquia foi reiniciada novamente com Planeta dos Macacos: A Origem. Sem conexões com os filmes originais ou o reboot, a nova história se passa nos dias atuais e mostra o surgimento de um macaco chamado César, cuja mãe havia sido cobaia de um experimento em chimpanzés para a cura do Alzheimer. O tratamento é baseado em um vírus que aumenta a inteligência e as capacidades dos símios ao mesmo tempo em que adoece os humanos, dando início a uma luta por sobrevivência e dominância.
- Onde assistir: Disney+ e Star+
8- Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Situado dez anos após o primeiro filme, Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) mostra os primeiros efeitos da chamada Gripe Símia na sociedade humana. A produção acompanha um grupo de pessoas, que sobreviveram ao vírus, e a comunidade liderada pelo chimpanzé César tentando trabalhar juntos em uma trégua frágil que não dura muito.
- Onde assistir: Disney+ e Star+
9- Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Para fechar a nova trilogia, Planeta dos Macacos: A Guerra (2017) apresenta exatamente o que diz no título. Dois anos após os eventos de O Confronto, os macacos encontram um oásis que consideram o local perfeito para estabelecer um lar. Porém, um grupo de seres humanos em busca de vingança atrapalhas esses planos, dando início a um enorme e conflito, que encerra a história iniciada em A Origem com chave de ouro.
- Onde assistir: Disney+ e Star+
10- Planeta dos Macacos: O Reinado (2014)

O próximo filme da saga a chegar aos cinemas é Planeta dos Macacos: O Reinado. Situada no mesmo universo da trilogia anterior, a história se passa gerações após a morte de César e acompanha Noa (Owen Teague), um macaco que tem o lar atacado por outros macacos e entra em uma jornada para recuperar seu povo.
- Onde assistir: Cinemas, a partir de 9 de maio
Qual é a melhor ordem para assistir aos filmes de Planeta dos Macacos?
Como você percebeu acima, os dez filmes de Planeta dos Macacos se dividem em três linhas do tempo independentes. Caso você queira fazer a maratona para conferir O Reinado nos cinemas, a ordem é:
- Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
- Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
- Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
- Planeta dos Macacos: O Reinado (2014)
Com isso, você estará mais do que pronto para a nova etapa da saga. Porém, é importante ressaltar que o primeiro filme é um verdadeiro clássico da ficção científica, e a franquia só se tornou tão relevante por causa dele. Apesar de nenhuma sequência chegar ao nível do longade 1968, algumas delas são relevantes e também merecem atenção. Portanto, a linha do tempo completa da fase é:
- O Planeta dos Macacos (1968)
- De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
- Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
- A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
- Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Por fim, há Planeta dos Macacos (2001). Sem relação com as demais histórias, esse reboot funciona de maneira isolada e pode ser assistido de forma completamente independente. Apesar de não ser tão querido pelos fãs, ao menos traz uma conclusão diferente de tudo o que a franquia fez antes ou depois.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.