A temporada de premiações desse ano chegou e La La Land – Cantando Estações está dominando todas as listas de indicados em Hollywood.
A trama do filme mostra a história de Mia (Emma Stone), uma jovem atriz sonhadora e Sebastian (Ryan Gosling), um músico idealista apaixonado por jazz – estilo que domina a trilha sonora do longa.
Nesse espírito de muita música, o Jovem Nerd News preparou uma lista de filmes indispensáveis sobre o tema pra você assistir.
Sing Street (2016)
Sing Street, filme dirigido por John Carney, acompanha alguns adolescentes na Irlanda da década de 80 formando uma banda em meio ao burburinho da época. Os jovens passam por diversos estilos musicais – do synth pop do Duran Duran ao rock melancólico do The Cure em busca da própria identidade. Além de ser um filme sobre música, Sing Street também é um excelente retrato dos conflitos internos na vida de um adolescente que almeja pela própria liberdade.
O Garoto de Liverpool (2009)
O longa dirigido por Sam Taylor-Wood e estrelado por Aaron Taylor-Johnson (Kick-Ass) mostra a juventude de John Lennon, desde a sua paixão pelas músicas de Elvis Presley até o surgimento dos Beatles. Além de mostrar o ser humano por trás do mito, O Garoto de Liverpool também consegue transmitir muito do clima do final dos anos 50 e do começo dos anos 60 ao público.
George Harrison: Living in the Material World (2012)
Como os Beatles marcaram seu nome na História, temos uma grande variedade de filmes sobre o Quarteto de Liverpool. Living in the Material World, documentário dirigido por Martin Scorsese, traça um perfil do “Beatle calado”, dos seus anos de estrelato à conversão Hare Krishna que definiu boa parte do seu trabalho solo após o fim da banda.
The Wall (1982) 
Completamente surtado, The Wall é um filme que complementa o disco de mesmo nome lançado pelo Pink Floyd em 1979 – é nele que algumas imagens que rodeiam as músicas da banda foram firmadas de vez, como a escola fascista que embala o som de “Another Brick in the Wall part 2”. A trama mostra o rockeiro Pink, que em meio a drogas e ataques psicóticos acaba criando um muro emocional em torno de si e afastando todos aqueles que ele ama. Nas últimas décadas, Roger Waters, ex-baixista da banda, deu um significado mais político ao disco e à história do filme, transformando a obra em uma metáfora sobre os muros que dividem a humanidade.
Quase Famosos (2000)
O filme de Cameron Crowe é uma carta de amor ao rock dos anos 70, mas também atua como uma ferramenta de desconstrução dos mitos envolvendo as bandas da época. Além de ser um filme sobre música, Quase Famosos também é um excelente filme sobre jornalismo, mostrando o jovem William Miller, de apenas 16 anos, acompanhando uma turnê para escrever uma matéria para a revista Rolling Stone. Nesse aspecto, o longa também é um grito apaixonado pela prática da reportagem.
Kurt Cobain: Montage of Heck (2015)
O documentário da HBO dirigido por Brett Morgen tenta estabelecer um retrato da mente conturbada (e genial) de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. O filme mostra filmagens inéditas do cantor, desde vídeos caseiros gravados em sua infância até bastidores dos shows homéricos promovidos pela banda. Pedida obrigatória para todos aqueles que gostam do Nirvana e do cenário do rock dos anos 90.
Somos Tão Jovens (2013)
O longa comandado por Antonio Carlos da Fontoura mostra a juventude de Renato Russo. O filme começa com o músico fundando o Aborto Elétrico, banda punk ícone em Brasília no final dos anos 70 e termina com o cantor liderando a Legião Urbana, meses antes do grupo gravar o seu primeiro disco. Além de não ser completamente fiel aos acontecimentos verídicos, Somos Tão Jovens é um filme leve e divertido que mostra o surgimento de uma das maiores bandas de rock do Brasil nos anos 80.
Supersonic (2016)
O documentário lançado em outubro do último ano explora a trajetória do Oasis, mostrando a relação dos irmãos Liam e Noel Gallagher, o surgimento da banda, o ápice do grupo e seu fim em 2009. Aumente o volume e cante “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger” enquanto assiste!
Muitos filmes ficaram de fora e títulos como Apenas uma Vez; Cazuza – O Tempo Não Pára; Janis: Little Girl Blue; What Happened, Miss Simone?; Alta Fidelidade e The Doors – O Filme merecem uma menção honrosa, mas além desses, temos muitos outros longassobre música que são tão bons quanto esse da lista, então, conte pra gente qual filme merece ser assistido no volume máximo!