Às vezes você chega em casa, cansado após um longo dia de trabalho e só quer ligar a TV e ficar zapeando nos zilhões de canais que a operadora de TV a cabo oferece. Você não necessariamente quer prestar atenção ou se envolver com um programa, só quer se desligar do mundo real e assistir algo leve antes de cair no sono; talvez nessa zapeada você até reassista um episódio legal de uma sitcom famosa, tipo The Office ou Seinfeld. Esse é um tipo de experiencia que ficou presa no microcosmo da TV por assinatura, já que nenhum serviço de streaming permite zapeadas entre canais. Já virou uma piada endossada pela própria Netflix o tempo que a maioria os usuários passa navegando no catálogo antes de escolher algo para assistir. Pensando em formas de "resolver" esse problema, a própria Netflix está experimentando uma funcionalidade que pode diminuir o tempo que algumas pessoas passam olhando para pequenas fotos de filmes e séries na TV.
A nova funcionalidade promete escolher um episódio totalmente aleatório de séries selecionadas pelo próprio serviço. O modo "shuffle" não foi anunciado oficialmente pela Netflix, mas usuários americanos com aparelhos Android começaram a receber uma atualização testando essa funcionalidade. "Estamos testando a opção dos assinantes assistirem um episódio aleatórios através do App para Android", confirmou um porta-voz da empresa em comunicado para o site CNET. Como se trata de um serviço em teste, não sabemos se essa aleatoriedade de fato será implementada na Netflix ou como tudo funcionará.
As imagens abaixo mostram o modo aleatório com seriados de comédia, como The Office, New Girl, On My Block e Arrested Development.
É de se esperar que séries focadas em narrativas contínuas, como Stranger Things e Sabrina, não estejam no pacote. A Netflix não comentou se precisará da autorização dos criadores para exibir as séries no modo aleatório.