Quando Matrix Resurrections foi confirmado, uma das maiores dúvidas dos fãs foi sobre a volta de Neo e Trinity que, tecnicamente, morreram na trilogia original.
Durante um painel no Festival Internacional de Literatura de Berlim (via Screen Rant), a diretora Lana Wachowski falou sobre a decisão de trazer os protagonistas de volta e como a perda dos pais influenciou nisso:
"Meu pai morreu, então um amigo morreu e minha mãe morreu. Eu realmente não sabia como processar esse tipo de luto, eu nunca tinha experimentado isso tão de perto. Nós sabemos que a vida deles irá acabar [em algum momento], mas ainda assim é muito difícil. Em uma noite eu estava chorando e não conseguia dormir, e meu cérebro explodiu toda a história [do filme]. Eu não poderia ter minha mãe e meu pai, mas de repente eu tinha Neo e Trinity, sem dúvidas os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi imediatamente reconfortante ter esses dois personagens vivos novamente. Você pode olhar para isso e pensar 'ok, essas duas pessoas morreram e, ok, você trouxe esses dois personagens de volta e isso não é bom'. Mas funcionou. É simples, é isso o que a arte e as histórias fazem, elas nos confortam".
O primeiro trailer da produção mostra que Neo parece estar vivendo na ilusão da Matrix e não se lembra com clareza dos acontecimentos da primeira trilogia, incluindo Trinity. Também não é revelado como os dois foram trazidos de volta à vida.
- Além da nostalgia: como a realidade tornou o retorno de Matrix uma boa ideia
- Tudo o que sabemos sobre Matrix Resurrections
Além de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss nos papéis principais, o longa tem Yahya Abdul-Mateen II como uma nova versão de Morpheus. Jessica Henwick, Priyanka Chopra Jonas, Jonathan Groff e Neil Patrick Harris completam o elenco.
A estreia de Matrix Resurrections no Brasil está marcada para 22 de dezembro.