James Cameron revelou em uma entrevista recente que a continuação da franquia Avatar depende do desempenho de Avatar: O Caminho da Água, sequência do filme original, de 2009 (via Collider).
Segundo o diretor, caso Avatar: O Caminho da Água não seja bem recebido pelo público, a franquia deve terminar com Avatar 3. Cameron também chamou atenção para o momento pós-pandemia e o alcance do streaming:
"O mercado pode estar nos dizendo que finalizamos em três meses, ou podemos estar meio finalizados, significando: 'Ok, vamos completar a história no filme três, e não continuar indefinidamente', se não for lucrativo ... Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É o golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, inversamente, talvez lembremos às pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A questão é: quantas pessoas dão a mínima agora?"
- Avatar: O Caminho da Água ganha trailer grandioso; assista
Avatar: O Caminho da Água pode ter mais de três horas de duração
Trazendo debates importantes à tona, Avatar (2009) se tornou um marco para o cinema. A sequência, Avatar: O Caminho da Água chega às telonas brasileiras em 15 de dezembro e conta com o retorno de Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver.
A franquia planeja ainda mais dois filmes, Avatar 3, que tem previsão de lançamento para 2024 e Avatar 4, para 2026.