Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o quinto filme da adorada franquia, teve recepção divisiva após sua pré-estreia no Festival de Cannes. Com as primeiras críticas, o longa estreou no Rotten Tomatoes com média de 47% de aprovação.
A média em questão foi tirada com base nas 19 primeiras avaliações críticas que o filme recebeu, o que pintou a imagem de uma obra capaz de evocar reações muito diferentes de cada crítico.

“Falta humor, acidez e exuberância. Ao invés de uma despedida especial para nosso amado herói, recebemos um deprimente lembrete de como suas aventuras passadas tinham mais vida.”
Já nas reações positivas, os críticos exaltaram justamente o poder da nostalgia e o fator de entretenimento do longa. Escrevendo para a Vulture, Bilge Ebiri explica:
“O negócio todo é divertido. [James] Mangold pode não ter o talento musical do jovem Spielberg para coreografias extravagantes de ação (quem tem?), mas ele é um diretor mais firme e sério, com enquadramentos mais apertados e uma câmera mais intimista.”
Vale lembrar que a média mudará ao ritmo que o filme chegar aos cinemas do mundo e receber críticas diversas. Além disso, ainda resta saber como será a avaliação do público, que costuma ser um pouco diferente dos críticos.
Ainda que a recepção crítica seja divisiva, o longa foi ovacionado por cinco minutos após sua sessão no Festival de Cannes. Então seja como for, Indiana Jones e a Relíquia do Destino chega aos cinemas em 30 de junho.
- Filmes e série de Indiana Jones chegam ao Disney+ em maio
- Indiana Jones 5 será a despedida de Harrison Ford do papel
Fonte: Rotten Tomatoes