Trazendo a história de Hinata, Kageyama e do time de vôlei do colégio Karasuno para as telonas do cinema, Haikyu!! A Batalha do Lixo transforma uma das partidas mais emocionantes do mangá em um espetáculo visual.
- Fizeram história: Os 22 melhores animes de todos os tempos
- Saiba se Haikyu!! A Batalha do Lixo tem cena pós-créditos
O filme animado continua a história do ponto em que o anime parou ao fim da quarta temporada, lançada em 2020, sendo uma continuação direta dos acontecimentos escritos por Furudate Haruichi. O colégio Karasuno está jogando o torneio nacional e, após enfrentar e vencer o time favorito, Inarizaki, parte para o próximo confronto, contra o colégio Nekoma, de Tóquio.
As duas escolas têm uma rivalidade antiga, citada anteriormente na primeira temporada do anime. Ali, conhecemos os técnicos Ukai e Nekomata, de Karasuno e Nekoma, respectivamente, que estão tentando levar suas respectivas equipes ao topo, mas que também prometeram um ao outro que se enfrentariam no campeonato nacional. Essa seria a única chance para os times competirem um contra o outro, já que os colégios são de regiões diferentes do Japão e não se encontrariam em campeonatos regionais.
Desde então, os times se desencontraram nos torneios que participaram, e após a aposentadoria dos dois treinadores, entraram em declínio. Então, a famigerada Batalha do Lixo foi adiada até agora: quando Hinata e seu bando de corvos conseguem alçar voo novamente, e os estudantes de Nekoma conseguem um comandante em Kenma, um jogador de segundo ano que finalmente encontra uma motivação (e amizade) quando conhece o protagonista do anime.
Amigos e rivais

Essa talvez seja a partida mais aguardada pelos fãs, e também pelos próprios personagens da trama. Logo nas primeiras interações, é possível enxergar paralelos entre os jogadores de Karasuno e Nekoma.
Tanaka e Taketora têm personalidades parecidas, explosivas, e um estilo de jogo similar. Os dois se estranham assim que se conhecem, mas quando constatam sua equivalência em quadra, passam a se respeitar. Yaku e Nishinoya são dois dos melhores líberos de sua época, e Tsukishima foi pupilo de Kuroo na segunda temporada.
E, indo na via contrária, o filme apresenta a amizade e rivalidade entre dois personagens que são extremamente diferentes: Kenma e Hinata. Hinata é um poço infinito de energia, possui uma motivação inabalável (ou quase isso) e sempre está entregando 200% de si para qualquer jogada. Kenma, o levantador da Nekoma, não gosta de ficar suado e parece estar economizando energias o tempo todo, mostrando sua força no quesito estratégico do vôlei.
Ver essas duas forças em ação durante a partida é um espetáculo à parte. Parafraseando o próprio Nekomata no filme, é muito incrível quando percebemos que ali não há medo, e sim respeito e curiosidade pelo adversário.
Toda essa narrativa de esforço, superação, persistência e, claro, do poder da amizade, vem embalada em um visual de encher os olhos, com sequências de animação de tirar o fôlego e de deixar a gente tonto – no melhor sentido possível.
“Absolute cinema”

Depois de uma quarta temporada cuja animação dividiu opiniões, Haikyu!! A Batalha do Lixo entrega toda a expertise do estúdio Production I.G. na animação de partidas esportivas em um belíssimo pacote.
É impossível não sentir um aperto no coração quando a bola simplesmente não cai e o rally se estende, deixando os jogadores exaustos (e o público, aflito). Tudo isso deve-se à alta qualidade da ação, tão crível que consegue evocar os mesmos sentimentos de estar assistindo a uma partida de vôlei nas Olimpíadas, por exemplo.
A trilha sonora é impecável, que é o padrão para o anime, e traz temas musicais já conhecidos dos fãs. Mas o grande destaque fica para os efeitos sonoros no geral, pois mesmo na ausência da música eles conseguem entregar todas as emoções que os personagens estão sentindo na hora. O silêncio é muito alto em Haikyu!! A Batalha do Lixo.
O último ponto da partida é, definitivamente, um dos momentos mais impressionantes de toda história de Haikyuu!!, não apenas por conta de sua importância narrativa, mas principalmente por sua execução. Aqui, cabe elogiar as decisões tomadas pelo diretor Susumu Mitsunaka, que soube mesclar os momentos de ação intensa, emoção e também de piadas, que permeiam o longa como que para nos lembrar que tudo aquilo não passa de uma partida de vôlei.
E, assim como em uma partida de vôlei da vida real, as sessões em que fui estavam cheias de gente torcendo, usando os uniformes, batendo palmas e se emocionando. Foi realmente muito impressionante ver que o anime é tão querido por tanta gente.
Meteu essa?
A dublagem de Haikyu!! A Batalha do Lixo entrega um trabalho com personalidade e que causa pouco estranhamento mesmo em quem acompanhou o anime legendado. O trabalho de tradução e adaptação soa natural, com gírias e expressões que condizem com a idade dos personagens.
No entanto, a legenda tem problemas graves, como o nome de um dos personagens, Yamaguchi, escrito de forma completamente errada. Outros deslizes de tempo verbal também podem ser encontrados e causam certo estranhamento em algumas cenas.
Uma boa adaptação

Por se tratar de uma adaptação de 33 capítulos para um filme de 1h 30 min, diversas cenas e momentos do mangá acabaram se perdendo no meio do caminho, pois seria impossível explorar todos os detalhes e nuances de quase 20 personagens nesse tempo.
Em contrapartida, há cenas novas até mesmo para quem já leu a obra original completa, dando mais profundidade e ampliando um pouco mais o mundo de Haikyuu!! que já conhecemos e amamos. Alguns painéis icônicos de Kenma e Hinata também foram mantidos, e vê-los na telona só torna tudo ainda mais impactante.
Dito isso, o resultado é um filme excelente, com começo, meio e fim bem trabalhados, que conta a história sem perder sua essência e ainda coroa Kenma como protagonista, mostrando mais sobre suas origens e como ele começou a jogar vôlei.
Mais que uma continuação do anime, Haikyu!! A Batalha do Lixo chega como um longa que inspira as mais variadas emoções, seja você um novato no mundo de Haikyuu!!, ou um veterano que já leu o mangá por completo, já sofreu e já comemorou com o que ainda está por vir.
Haikyu!! A Batalha do Lixo está em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme seguinte, que promete encerrar a adaptação da história de Furudate Haruichi, ainda não tem data de lançamento.