Star Wars é uma franquia que faz muito sucesso praticamente no mundo inteiro, mas não vai tão bem assim na China. Donnie Yen, ator que interpretou Chirrut em Rogue One: Uma História Star Wars, tentou explicar o motivo para isso acontecer em uma entrevista recente ao JoBlo.
Segundo ele:
Sim, infelizmente. Star Wars - o público chinês não cresceu com essa cultura de Star Wars então infelizmente isso não funcionou. Marvel é muito mais fácil de entender. Star Wars tem um universo inteiro por aí. Enquanto a Marvel desde as roupas, a música, os ídolos, as estrelas, é muito mais fácil de encurtar o distanciamento entre o filme em si e o público.
Donnie Yen também aponta que outro motivo para alguns filmes ocidentais não fazerem sucesso na China é que cineastas americanos normalmente não estudam outros mercados:
Quer dizer, quando você fala de filmes americanos você está falando essencialmente sobre cineastas ocidentais. Como fazer um filme e o que é bom sobre esse filme. A estrutura, o financiamento, a distribuição, o marketing. Esse é o padrão, essa é a Bíblia e eu ainda estou aprendendo. Cineastas chineses ainda estão aprendendo, mas ao mesmo tempo nós temos uma vantagem. Nós estamos assistindo e estudando esses filmes. Mas - o contrário - eu não acho que cineastas ocidentais suficientes dedicaram tempo a analisar o mercado asiático - e é por isso que você vai notar que muitos filmes americanos não funcionam aqui...
O novo longa da franquia Star Wars, o Episódio IX, terá a presença de Mark Hamill e cenas com Carrie Fisher, estreia em dezembro de 2019.