Hoje é dia de festa, nerds! Além do Dia da Toalha, esse 25 de maio marca o aniversário de 40 anos de Star Wars. Para celebrar essa data tão importante para a cultura pop, separamos alguns fatos curiosos sobre a franquia!
Yoda quase foi interpretado por um macaco
Não, você não leu errado. Durante a pré-produção de O Império Contra-Ataca, George Lucas planejou que Yoda fosse interpretado por um macaco usando uma máscara de látex e carregando uma bengala para lá e para cá. Depois de abandonar essa ideia maluca, o Mestre acabou se tornando o fantoche (e posteriormente CGI) que conhecemos hoje.
Luke quase foi para o Lado Sombrio
Um dos tratamentos de roteiro de O Retorno de Jedi trazia Luke se convertendo ao Lado Sombrio da Força após a morte do pai. Quando Vader morresse, o protagonista pegaria o capacete para si e diria "Agora eu sou Vader".
Parte da equipe técnica de Star Wars trabalhou em outro clássico
George Lucas era um grande fã do trabalho de Stanley Kubrick, então quando foi produzir Star Wars, contratou vários membros da equipe técnica de 2001: Uma Odisseia no Espaço. A "patota" foi carinhosamente apelidada de "Turma de 2001".
David Lynch recusou dirigir O Retorno de Jedi
George Lucas queria que David Lynch (Twin Peaks) dirigisse O Retorno de Jedi, mas por algum motivo o cineasta recusou o convite na época. Com certeza teríamos um filme completamente diferente!
O motor da TIE Fighter é um elefante (quase literalmente)
O som emitido pelas turbinas da TIE Fighter foi feito combinando o rugido de um elefante com o barulho de um carro dirigindo em asfalto molhado.
Liam Neeson é alto demais
Liam Neeson, intérprete de Qui-Gon Jinn em A Ameaça Fantasma, tem 1,95 m de altura. A produção do filme não levou em conta o tamanho do ator e teve de reconstruir todas as portas dos cenários, gerando uma despesa adicional de US$ 150 mil ao longa!
Han "Al Pacino" Solo
Antes de Harrison Ford fechar contrato com a produção do filme, alguns atores foram cotados para viver Han Solo, entre eles Al Pacino (O Poderoso Chefão), Jack Nicholson (O Iluminado) e Burt Reynolds (Boogie Nights).
Han Solo quase morreu em O Retorno de Jedi

Uma das versões originais do roteiro de O Retorno de Jedi trazia a morte de Han Solo durante a batalha final. Porém, George Lucas achou que isso iria afetar a venda de brinquedos e preferiu dar um final feliz à primeira trilogia da saga.
Star Wars só chegou no Brasil em 1978
Diferentemente de hoje, quando temos lançamentos simultâneos ao redor do mundo, nos anos 70 as coisas demoravam para chegar em outros países. E com o Brasil não foi exceção: Star Wars, ou melhor, Guerra nas Estrelas, só chegou aos cinemas brasileiros em 30 de janeiro de 1978 (nos Estados Unidos, foi lançado em novembro de 1977). A primeira dublagem do filme foi feita pela Herbert Richers. Posteriormente tivemos mais duas outras versões, uma feita na década de 90 e uma feita já nos anos 2000.
As pantufas de Moff Tarkin
Peter Cushing, o ator que viveu Moff Tarkin em Uma Nova Esperança, achava as botas de seu personagem muito desconfortáveis e decidiu usar pantufas durante a produção, com a condição de que as cenas nunca mostrassem seus pés.
Mais curiosidades (inclusive o primeiro nome do Yoda!), você confere no NerdOficce!
Existem muitos outros fatos curiosos envolvendo Star Wars e podemos ficar horas e horas descobrindo coisas novas sobre a franquia. Mas agora é hora de festejar os 40 anos dessa saga que mudou para sempre a vida de muita gente!
Sabe algum outro fato curioso? Comenta aí! Que a Força esteja sempre com vocês, nerds!