O último papel de Chuck Norris no cinema foi em Os Mercenários 2. Desde então, o astro não emplacou nenhum filme e ficou afastado da mídia. Em entrevista ao Daily Mail, o brucutu explicou que abandonou sua carreira para cuidar da esposa, que esteve à beira da morte há quatro anos.
Gena Norris adoeceu após um erro médico durante um exame de ressonância magnética. A injeção de contraste que ela levou na ocasião tinha mais gadolínio em sua composição do que o recomendado e isso causou uma série de complicações em seu organismo.
Eu desisti da minha carreira no cinema para cuidar de Gena. Minha vida toda no momento gira em torno de manter ela viva. Eu acho que isso é bem importante.
Em excesso, o gadolínio fica depositado no corpo do paciente e pode causar insuficiência renal, dificuldades respiratórias, dores fortes nas costelas e nas juntas, fraqueza muscular e cicatrizes em órgãos internos.
Após passar por seis médicos diferentes, Gena finalmente foi internada e teve de passar cinco meses em uma cama recebendo um tratamento intravenoso para tirar o metal de seu corpo.
Apesar de não estar mais internada, Gena recebe tratamentos até hoje. Atualmente o casal trabalha em uma campanha contra empresas farmacêuticas do mundo todo contra o uso de gadolínio em seus produtos.