O ator Alan Tudyk emprestará sua voz para a versão realista do pássaro Iago no live-action de Aladdin. O pet do vilão Jafar apareceu em vários trechos do trailer, mas nunca dirigiu nenhuma palavra — o que gerou dúvidas quanto ao ator responsável pelo personagem.
Tudyk é conhecido por outros personagens da Disney, como o K-2SO em Rogue One e o Rei Candy em Detona Ralph.
Na animação original de 1992 e nas duas sequências, Iago foi interpretado pelo humorista Gilbert Gottfried, que fazia parte do elenco fixo do SNL e estava também em Dr. Dolittle.
O pássaro de penas vermelhas é considerado um dos antagonistas do filme e sua capacidade de imitar qualquer voz fez com que ele roubasse a cena na animação original. O nome Iago curiosamente vem de um dos antagonistas da peça Otelo, de William Shakespeare.
Dirigido por Guy Ritchie, o filme é uma adaptação do desenho de 1992 que conta a história de amor de Aladdin e Jasmine, mas promete ter um foco maior no desenvolvimento dos personagens. O roteiro foi escrito por Ritchie, Vanessa Taylor e John August. As músicas foram escritas por Alan Menken (A Bela e a Fera e Pequena Sereia), Benj Pasek e Justin Paul (La La Land, Dear Evan Hansen).
O elenco do filme conta com Mena Massoud (Aladdin), Naomi Scott (Jasmine), Marwan Kenzari (Jafar), Navid Negahban (Sultão), Nasim Pedrad (Dalia, confidente de Jasmine), Billy Magnussen (Príncipe Anders) e Numan Acar (Hakim, mão direita de Jafar). Will Smith interpreta o Gênio, personagem originalmente dublado por Robin Williams.
- Aladdin | Arte de Rafael Grassetti imagina um Gênio mais parecido com o original
- Dollynho, Thanos e mais! Internet cai na zoeira com foto do Gênio de Aladdin
- Aladdin | Novo vídeo mostra o gênio azul
A versão live-action de Aladdin estreia em 23 de maio de 2019.