Quem passa bastante tempo nas redes sociais já deve ter passado pelo meme Yassification (ou Yassificação), com montagens exageradas de pessoas famosas e personagens da cultura pop.
Segundo a Teen Vogue, o termo circula na comunidade LGBTQIA+ desde 2020, mas só se tornou famoso nas redes sociais após um meme com a atriz Toni Colette no filme Hereditário.
Na prática, “yassificar” alguma imagem significa usar a maior quantidade possível de filtros de “beleza”, para deixar o rosto em um padrão de “perfeição” inalcançável.
O perfil de Twitter mais famoso sobre o meme é o @YassifyBot, administrado por um estudante de 22 anos, que usa o aplicativo FaceApp para fazer as mudanças exageradas.
Em entrevista para a Teen Vogue, o jovem, que se identifica com o nome de Denver Adams, afirma que não leva o meme muito à sério, mas vê uma camada de crítica ao que os filtros estão fazendo nos rostos das pessoas:
“Se eu tivesse que teorizar, diria que isso joga uma luz sobre como essa tecnologia é ridícula e inteligente, e como ela consegue ler rostos e retocá-los para algo totalmente artificial em um segundo, apertando um botão. Não sei se isso é assustador, mas fazer uma piada sobre isso é engraçado. Eu diria que é uma sátira.”
Como fazer?
Não existe nenhum filtro específico para fazer sua foto yassificada. Para criar o perfil @YassifyBot, Denver Adams afirma que assinou a versão Pro do aplicativo FaceApp, e usa todos os filtros possíveis quando vai criar as imagens.
- Meme Bonk! Cheems ganha colecionável pela YouTooz Collectibles – e rende fotos incríveis
- Trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa gera memes de todos os multiversos
Para quem quer fazer o mesmo com suas fotos, o aplicativo está disponível para Android e iOS, e também conta com uma versão gratuita.