Yoko Takahashi, conhecida por interpretar a clássica abertura de Neon Genesis Evangelion, cancelou uma apresentação na Ikebukuro Anime Philharmonic, após o evento usar Inteligência Artificial nos panfletos de divulgação.
- Gainax, estúdio por trás de Neon Genesis Evangelion, declara falência
- Os 15 animes mais aguardados de 2024
De acordo com informações do Japan Today, o próprio público começou a questionar um possível uso de IA no panfleto. Após o ocorrido, Takahashi se pronunciou em seu perfil oficial no X (antigo Twitter). Veja abaixo:
O conteúdo da imagem foi traduzido pelo Japan Today. Segundo o site, a declaração da cantora afirma que suas crenças diferem da atitude da orquestra. Como artista, ela não consegue concordar com os organizadores. Por isso, ela se recusa a participar do evento. Na nota, Takahashi também pede desculpas a todos que estavam ansiosos para vê-la.
Embora a artista não tenha citado o termo "IA" no comunicado, a própria orquestra admitiu o uso da ferramenta em uma nota, mas negou que o recurso tenha sido usado de forma consciente ou maliciosa. Confira abaixo:
No comunicado, Yo Matsushita, que comanda a apresentação, pediu desculpas e informou que o panfleto seria substituído por uma arte feita por um artista humano: “Estamos envergonhados, apesar de nos considerarmos uma organização musical amante de anime, pela nossa falta de consciência em torno das questões recentes relacionadas com a IA".
Veja o panfleto feito com IA abaixo:

Takahashi é mais conhecida por interpretar a música tema de abertura "Cruel Angel's Thesis", de Neon Genesis Evangelion. A artista também é responsável pela versão da música tema de encerramento, "Fly to the Moon".
Neon Genesis Evangelion é um anime original, dirigido por Hideaki Anno. Na trama, metade da humanidade foi dizimada numa catástrofe que ficou conhecida como Segundo Impacto. O anime clássico está disponível no catálogo da Netflix.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: ANN; JapanToday; CBR