O Brasil terá uma seletiva para o Red Bull Rubik’s Cube World Championship, campeonato de cubo mágico organizado pela Red Bull.
Além da seletiva brasileira, países como Índia, Reino Unido, Japão, entre outros, terão seu próprio representante no Mundial, que acontecerá em setembro nos Estados Unidos.
A competição terá quatro modalidades distintas: Speed Cubing Misto e Feminino (quem resolve o cubo em menor tempo); Fastest Hand (quem resolve o cubo primeiro utilizando apenas uma mão); e Re-Scramble (os participantes terão que embaralhar um cubo de acordo com um modelo que será apresentado no momento). Todas as disputas serão de um contra um.
Segundo Fábio Seiji, curador do evento, o Brasil está entre os cinco maiores países do mundo em número de competidores e quantidade de torneios, mas o cubo mágico ainda é uma prática em ascensão.
O recorde mundial de montagem é do sul-coreano SeungBeom Cho, que completou o cubo em 4.59 segundos.
A seletiva acontece em São Paulo no dia 19 de maio. As inscrições já estão abertas através do site oficial do evento.