Agora os jogadores profissionais de CS:GO contam com uma associação oficial. A Counter-Strike Professional Players’ Association (CSPPA) foi organizada no começo do ano, mas agora se torna se estabeleceu de vez para ir a público (via HLTV).
A associação foi feita por Scott “SirScoots” Smith em parceria com a Danish Elite Athletes Association e diversos jogadores, já conseguindo cerca de 90 membros. Agora sete jogadores formaram o conselho fundador, que tomará as decisões pela organização, e que contará com o brasileiro Epitacio "TACO" de Melo.
No conselho também estão os norte-americanos Tarik "tarik" Celik, Jonathan "EliGE" Jablonowski e Jordan "n0thing" Gilbert, o dinamarquês Andreas "Xyp9x" Højsleth, o holandês Chris "chrisJ" de Jong e o francês Nathan "NBK-" Schmitt. Os membros da associação devem eleger um novo conselho ou confirmar o atual ainda no primeiro ano de operação.
Qualquer jogador profissional que participe de competições “de nível de elite”, com contrato ou que esteja buscando um contrato, pode fazer uma solicitação para se tornar um membro da associação.
A CSPPA tem como objetivo garantir “as melhores condições possíveis para jogadores”, segundo o anúncio. As operações diárias serão realizadas pelo consultor jurídico Michael Døi e pelo CEO da Danish Elite Athletes Association, Mads Øland.
A dupla já tem experiência neste meio por serem parte da Spillerforeningen, uma associação dinamarquesa de natureza similar, voltada para jogadores de futebol, além de uma outra organização específica para jogadores de esports.