O Senado Federal abriu uma enquete para saber a opinião do público sobre a recente decisão das empresas provedoras de internet de instaurar uma franquia de dados limitada a seus usuários.
A pesquisa pode ser respondida neste link. Veja algumas das perguntas:
O principal argumento contra a limitação de franquia de dados é que essa iria contra artigos estabelecidos pelo Marco Civil da Internet. Na última quarta-feira (11), a Presidente-Afastada, Dilma Rousseff, regulamentou o Marco Civil. O texto da regulamentação pode ser encontrado no Diário Oficial da União.
Para entender o que é o Marco Civil da Internet, assista a esse NerdOffice especial sobre o assunto:
No sistema proposto pelas empresas, ao atingir o limite de navegação, o consumidor precisaria pagar um valor adicional para evitar a diminuição da velocidade ou corte completo. A Anatel se manifestou dizendo que essa prática não vai contra suas normas.
Você pode ler mais sobre a limitação de internet e como isso pode ser prejudicial em nosso especial sobre o assunto.