Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
NASA descobre sistema solar com 7 planetas similares à Terra
Ciência e Tecnologia

NASA descobre sistema solar com 7 planetas similares à Terra

É possível que os planetas tenham condições de sustentar vida, mas nada foi confirmado ainda

Marina Val
Marina Val
22.fev.17 às 15h46
Atualizado há cerca de 8 anos

A NASA fez uma coletiva de imprensa hoje para anunciar uma grande descoberta: um sistema solar com 7 planetas com características similares à Terra, a cerca de 39,5 anos-luz do nosso Sol. Ao que tudo indica, pelo menos seis deles são rochosos, estão na zona habitável da estrela TRAPPIST-1 e tem condições favoráveis para ter água no estado líquido na superfície.

Segundo Michael Gillon, o principal autor do artigo científico que anunciou a descoberta:

É a primeira vez que tantos planetas desse tipo são encontrados próximos a mesma estrela. Os sete planetas [...] podem ter um pouco de água em estado líquido ou mesmo vida na superfície.

6_b_01 Comparação entre o sistema de Jupiter e o da TRAPPIST-1

A agência espacial americana já encontrou outros planetas similares à Terra, mas apenas em sistemas solares mais distantes do nosso. O fato de esse estar mais próximo pode facilitar o estudo, especialmente com o Telescópio Espacial James Webb, previsto para ser lançado em órbita em 2018.

Segundo Gillon, provavelmente a parte mais empolgante seja que esses sete planetas são ótimos candidatos a um estudo atmosférico detalhado, verificando se a atmosfera contém gases como ozônio, oxigênio, ou metano, que podem indicar a possibilidade de sustentar vida.

Amaury Triaud, um dos co-autores do artigo declarou:

Nós acreditamos que em alguns anos, todos saberemos muito mais sobre estes [sete] planetas.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais