Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Músico conta como criou o famoso "barulhinho do Windows"
Ciência e Tecnologia

Músico conta como criou o famoso "barulhinho do Windows"

Brian Eno compôs a peça

Cesar Gaglioni
Cesar Gaglioni
06.out.17 às 16h01
Atualizado há quase 8 anos
Músico conta como criou o famoso "barulhinho do Windows"

Lembra do clássico barulhinho do Windows 95? Esse daqui:

Watch on YouTube

Ele foi composto pelo músico Brian Eno. Em uma entrevista de 1996 que foi ressuscitada pela magia da internet, o compositor contou como criou o famoso som de inicialização do sistema:

A ideia surgiu em um momento que eu estava sem nenhuma ideia. Eu estava trabalhando nas minhas músicas e estava perdido. Foi bom alguém chegar com um problema específico e pedir para eu solucionar. A agência disse que queria algo inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental, emocional, blá blá blá, me deu todos esses adjetivos e me disse que tinha de ter somente 3,25 segundos.

Eu achei isso tão engraçado e inventivo que quis tentar criar uma pequena peça musical. É como fazer uma pequena joia. Eu fiz 84 versões, eu mergulhei nesse mundo de pequenas músicas. Eu fiquei tão sensível aos microssegundos que no final acabei com o problema dos meus próprios projetos. Voltei a eles e músicas com três minutos pareciam infinitas.

Além de compor o "barulhinho do Windows", Eno já trabalhou com músicos e bandas como David Bowie, David Byrne, Paul Simon, Coldplay e Talking Heads, sendo um dos mais renomados compositores conceituais do mundo.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais