Atualmente, já é possível fazer surgir castelos, pessoas, montanhas e mudar radicalmente o clima de um vídeo, mas é preciso muito trabalho de pós-produção e às vezes, como no caso de Game of Thrones, uma equipe inteira dedicada a isso.
Entretanto, para usos que não exigem uma fidelidade tão grande, fazer grandes alterações manualmente pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Para esses casos, a NVidia está trabalhando em uma inteligência artificial que permite imaginar como ruas ensolaradas ficam em situações bem diferentes de clima, como uma chuva forte ou até mesmo neve, sem necessidade de alguém supervisionando e direcionando o trabalho.
Um dos usos prováveis seria para testar carros autônomos e melhorar a reação do sistema de direção dos veículos em casos extremos antes de realmente colocá-los à prova.
A empresa usa uma rede adversarial gerativa (generative adversarial network ou GAN) que funciona combinando duas redes neurais diferentes: uma que gera os dados e outra que julga o que foi criado e rejeita amostras que não forem precisas. A escolha de fazer dessa maneira é para que a própria Inteligência Artificial comece a entender quais sãos os resultados esperados e comece a gerar amostras cada vez melhores.
Em entrevista ao The Verge, Ming-Yu Liu, um dos envolvidos na pesquisa, comentou que o trabalho pode ser usado também para edição de imagens, mas adicionou que não há aplicações concretas para o programa por enquanto. O artigo pode ser acessado neste link.