Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Google | Hacker troca interface do buscador por imagem de anime
Ciência e Tecnologia

Google | Hacker troca interface do buscador por imagem de anime

Problema foi corrigido em poucos minutos

Marina Val
Marina Val
03.jan.17 às 18h57
Atualizado há mais de 8 anos
Google | Hacker troca interface do buscador por imagem de anime

Na tarde desta terça-feira, alguns serviços do Google, como o Buscador, Mapas e Tradudor, ficaram fora do ar por alguns minutos no Brasil por conta de um ataque tipo "defacement", que substituiu a interface de um site por outra.

Ao acessar as páginas afetadas, era possível ver uma imagem de o anime Hyouka e a mensagem "É um ótimo momento para morrer". O autor do ataque, que se identifica apenas como "Kuroi'SH", também aproveitou o espaço para agradecer a alguns amigos.

Em nota oficial, o Google declarou que o problema ocorreu devido a um comprometimento de servidores DNS:

Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar. O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários ainda afetados podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google. O DNS Público do Google pode ser uma alternativa.

Ao que tudo indica, tudo não passou de uma brincadeira de um grupo de hackers e nenhum dado de usuários do Google foi comprometido.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais