Há dois anos, a Ford e o Alibaba Group, dono do AliExpress, formaram uma parceria. Na última semana, as duas empresas inauguraram na China uma máquina de venda de carros. Sabe aquelas geladeiras que vendem refrigerantes no metrô? É tipo isso. Só que um pouco mais tecnológico e com produtos um tanto quanto mais caros.
Localizado na cidade de Guangzhou, o complexo permite que os usuários façam um test-drive gratuito dos veículos por três dias, basta fazer uma reserva através do aplicativo Tmall, escolher um dia e ir até lá com documentos que confirmem a identidade. Caso a pessoa goste do carro, ela pode concluir a compra no próprio app, pagando uma entrada de 10% do valor e financiando o resto com o próprio Alibaba.
Contudo, o test-drive é gratuito apenas para pessoas que possuem uma pontuação de 700 na escala Zhima Credit. O ranking foi implementado pelo governo chinês em 2017 e dá as instituições financeiras a possibilidade de se medir o risco de se firmar contratos com determinados cidadãos com base em dívidas passadas, histórico criminal, suas publicações em redes sociais e seu comportamento civil. É que nem aquele episódio de Black Mirror. Pessoas que tenham menos de 700 pontos precisarão pagar uma taxa pelo teste. O valor não foi divulgado.

A Ford e o Alibaba pretendem construir mais quiosques desse tipo na China em breve.