A companhia americana Moon Express recebeu autorização do Departamento de Estado Americano, da Casa Branca, da FAA (Administração de Aviação Federal) e de outras agências americanas e será a primeira empresa privada autorizada a voar até a Lua.
Até agora, apenas empresas governamentais da Rússia, dos Estados Unidos e da China conseguiram pousar com sucesso em solo lunar.
O astronauta Brasileiro Marcos Pontes explicou no instagram a importância dessa notícia:
A Moon Express é uma empresa pequena, com apenas 26 funcionários, mas está projetando uma nave eficiente há muitos anos. Como ninguém havia feito isso antes, existia um território desconhecido nos processos de regulamentação para explorar. Agora que o processo está mais claro, outras companhias podem tentar a sorte rumo ao infinito e além.
A empresa pretende lançar a missão não tripulada MX-1 em 2017 e, se for bem sucedida, vai ganhar um prêmio de US$ 30 milhões do Google Lunar X-Prize. Uma vez que a sonda estiver na superfície lunar, a empresa pretende tentar ganhar outros X-Prizes ao explorar a superfície.
A intenção a longo prazo da Moon Express é um dia minerar por recursos no satélite natural da Terra e construir uma base de reabastecimento na lua.