Um cão robô capaz de escalar pontos íngremes e acidentados dos Alpes Suíços, um dos cartões portais do país europeu, é um dos últimos feitos impressionantes do mundo da tecnologia.
A máquina recebeu uma programação para se adaptar a qualquer terreno, a partir da combinação de sensores para analisar o ambiente em sua volta.
O cão robô é uma criação do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich). O instituto destaca que ANYmal, nome oficial do cão robô, tem câmaras óticas e térmicas, microfones, sensores de detecção de gás e iluminação ativa para superar "ambientes desafiadores". Ele pode ser utilizado para inspeção de trens, navios e máquinas de grande porte, com difícil acesso para humanos.
O canal ABC News foi o responsável por divulgar um vídeo das habilidades da máquina sendo colocados à prova. Confira logo abaixo:
O ANYmal é bem similar ao robô Spot da Boston Dynamics que já foi usado para monitorar medidas de distanciamento social, pastorear ovelhas e atendimentos médicos remotos.
- Empresa cria robô com motores a jato para salvar pessoas após desastres naturais
- Robô Ameca aparece na CES 2022 e impressiona (e assusta) por simular expressões humanas
Para saber mais sobre o cão robô, clique aqui.