A Apple anunciou o iOS 12 na WWDC 2018.
Uma das grandes novidades que a Maçã revelou foi a criação da extensão de arquivo ".USDZ", criado em parceria com a Pixar e feito especialmente para arquivos de Realidade Aumentada. Várias empresas, como a Adobe e a Autodesk, desenvolverão conteúdos deste tipo para os dispositivos móveis da Apple.
Outra função que estará disponível no iOS 12 é a ferramenta "Measure", com a qual o usuário poderá medir objetos reais usando a câmera do aparelho — basicamente é uma régua virtual.
O aplicativo de fotos nativo do sistema também foi repaginado, com forte inspiração no Google Fotos, do Android, principalmente nas formas de se organizar os arquivos e no reconhecimento facial de retratos, que serão separados por álbuns. A conferência também foi usada para anunciar os Memoji — uma evolução do Animoji, lançado em 2017, que dá às carinhas características parecidas com a do rosto do usuário.

O sistema operacional também permitirá até 32 pessoas em conferência usando o FaceTime, que terá suporte aos Memoji e todas as outras funcionalidades do app Mensagens.
A Apple também anunciou uma ferramenta que gera relatórios detalhados de tempo de uso de cada aplicativo instalado no smartphone. Com essas informações, o usuário poderá limitar o próprio tempo (ou o tempo de outros) em determinados apps — uma boa notícia para quem tem filhos e quer controlar ainda mais o acesso dos pequenos (ou não tão pequenos) no celular. A personalização das restrições pode ser feita de forma remota e permite, por exemplo, que os devices não sejam utilizados durante a noite ou em outros horários pré-definidos.
Uma outra mudança que os usuários da marca pediam há tempos foi atendida: o iOS 12 agrupa as notificações de cada aplicativo na tela de bloqueio. Ou seja, chega de poluição visual com aquelas trezentas mensagens em um grupo chato de família! A Siri também passará por mudanças, trazendo alguns atalhos rápidos e fazendo sugestões inteligentes ao usuário.
A empresa também revelou que o iPhone 5S, modelo mais antigo do smarthphone ainda em circulação, poderá receber a atualização. Confira a lista completa dos aparelhos compatíveis:
- iPhone 5S
- iPhone 6
- iPhone 6 Plus
- iPhone 6S
- iPhone 6S Plus
- iPhone 7
- iPhone 7 Plus
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone X
- iPad Pro
- iPad Pro Segunda Geração
- iPad Quinta Geração
- iPad Air
- iPad Air 2
- iPad mini
- iPad mini 3
- iPad mini 4
A versão beta do iOS 12 já está disponível. A data de lançamento ao público ainda não foi revelada.