O Coinbase é um popular aplicativo de compra e venda de criptomoedas. Mas nos últimos dias, um grupo de usuários não está muito feliz com a plataforma, que tem feito cobranças indevidas, repetindo transações anteriores mais de uma vez e gerando prejuízos gigantescos para algumas pessoas.
No Reddit, o usuário vancitywebguy explicou que em 9 de fevereiro fez uma transação de US$ 300 para a compra de bitcoins e litecoins. Contudo, o aplicativo repetiu a operação cinco vezes dias depois, resultando em um débito de US$ 1.500. O erro fez com que sua conta fosse negativada e no momento ele está sem conseguir pagar o aluguel de seu apartamento. O canso de vancitywebguy não foi isolado — mais usuários no Reddit relataram situações similares em posts com títulos como "Vocês secaram a minha conta bancária e agora eu não tenho nada", "Socorro estou oficialmente falido, me cobraram $ 17 mil" e "Estou entrando com um processo".
Segundo comunicado oficial do Coinbase, o erro começou a ocorrer por conta de uma mudança na forma com que os cartões de crédito processam transações de criptomoedas. O bug afeta somente usuários de bancos específicos, como o Scotiabank e o USAA. A empresa começou o processo de reembolso e não quis comentar quantas pessoas foram prejudicadas por conta da situação. Um problema similar aconteceu em 2016.
O Coinbase publicará atualizações sobre o assunto em suas redes sociais e no Reddit.