Após um recente pronunciamento da Hakusensha sobre direitos autorais, parece que diversos projetos de Berserk, feitos por fãs, estão com os dias contados.
- Editora de Berserk expõe violação de direitos autorais em animação de fãs
- Os 15 animes mais aguardados de 2024
De acordo com informações do Comic Book, o Studio Taka — responsável por Berserk: The Animated Manga — confirmou o cancelamento do projeto, numa publicação no X (antigo Twitter):
“Como alguns de vocês devem saber, o Studio Gaga, detentores dos direitos de Berserk, recentemente tomaram uma posição pública em relação ao lançamento de conteúdo de Berserk sem a devida autorização. Naturalmente, isso tem implicações para todos os projetos de fãs de Berserk, incluindo o nosso.Após consideração cuidadosa e exploração de todas as opções possíveis, tomamos a difícil decisão de encerrar este projeto. Embora estejamos extremamente entusiasmados com a continuidade, reconhecemos os potenciais riscos legais envolvidos e sentimos que é importante respeitar o direitos de propriedade intelectual do Studio Gaga e Hakusensha."
Vale ressaltar, esse é um projeto diferente de Berserk: The Black Swordsman — animação, também criada por fãs, sob o comando do Studio Eclypse.
No último fim de semana, a Hakusensha se pronunciou sobre Berserk: The Black Swordsman, alegando que o estúdio não possui autorização para usar a propriedade intelectual de Kentaro Miura (Studio Gaga). A situação então chegou como uma alerta para outros projetos de fãs.
Berserk é o aclamado mangá de Kentaro Miura. Após a morte do autor em 2021, a obra continuou sob o comando de Kouji Mori, um dos melhores amigos de Miura e parte da equipe do Studio Gaga. No Brasil, Berserk é publicado pela Panini.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: Comic Book