Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Junji Ito: 5 mangás para conhecer a obra do mestre do horror
Animes e Mangás

Junji Ito: 5 mangás para conhecer a obra do mestre do horror

Publicações do autor estão chegando em peso ao Brasil - saiba por onde começar

Gabriel Avila
Gabriel Avila
31.out.24 às 16h00
Atualizado há 5 meses
Junji Ito: 5 mangás para conhecer a obra do mestre do horror

Se você gosta de animes e mangás, existe uma boa chance de ter topado com o nome de Junji Ito. Em primeiro lugar, pela fama de “mestre do horror” que o autor conquistou graças a obras horripilantes. Em segundo, pela enorme quantidade de títulos criados pelo escritor chegando ao Brasil. De 2021 para cá, foram publicados (ou anunciados) diversos trabalhos de Ito, que caiu nas graças dos leitores nacionais.

Considerando essa alta na popularidade, reunimos uma lista com 5 mangás para quem quer se aventurar pelo catálogo do autor.

Uzumaki

Capa da edição brasileira de Uzumaki Capa da edição brasileira de Uzumaki (Editora Devir)

Uzumaki é tida por muitos como a obra-prima de Junji Ito. Primeira obra do escritor a chegar no Brasil, ela mostra a pacata cidade de Kurôzu passando por eventos sobrenaturais amaldiçoados que envolvem espirais. Com inspiração no horror cósmico de autores como H.P. Lovecraft, a história fez tanto sucesso que inspirou filme live-action, videogames e até um anime próprio que, por hora, não tem data de estreia.

Tomie

Capa da edição brasileira em dois volumes de Tomie (Editora Pipoca & Nanquim) Capa da edição brasileira em dois volumes de Tomie (Editora Pipoca & Nanquim)

Terror à primeira vista! Tomie foi a primeira história de Junji Ito a ser publicada por uma revista. O conto, que chegou aos leitores do Japão em 1987, deu início a uma longa série de histórias focadas na personagem título. Tão bela quanto misteriosa, Tomie Kawakami é figura central de tramas que mostram os terríveis destinos que recebem aqueles que cruzam seu caminho. A personagem se tornou popular também fora das páginas, ao protagonizar nove filmes e até uma minissérie de TV.

Fragmentos do Horror

Capa da edição brasileira de Fragmentos do Horror (Darkside Books) Capa da edição brasileira de Fragmentos do Horror (Darkside Books)

Para muitos leitores brasileiros, o primeiro contato com Junji Ito ocorreu em 2017, quando a Darkside lançou no país a coletânea Fragmentos do Horror. Publicado mais de 10 anos após a primeira edição de Uzumaki – que se mantinha como a única obra do autor no Brasil –, o mangá é uma coletânea de histórias curtas e horripilantes que giram em torno de fantasmas, criaturas bizarras, monstruosas e sobrenaturais. Uma combinação tão potente que parte dessas histórias acabou adaptada no anime Junji Ito Collection.

Frankenstein

Capa da edição brasileira de Frankenstein (Editora Pipoca & Nanquim) Capa da edição brasileira de Frankenstein (Editora Pipoca & Nanquim)

Clássico da literatura de horror, Frankenstein de Mary Shelley ganhou uma adaptação em mangá por Junji Ito. Com seu traço único, o mangaká cria uma atmosfera de tensão e tragédia que acompanham toda a jornada do doutor Victor Frankenstein e seu famoso monstro. Vale notar que o autor toma certa liberdade criativa inspirada pelas versões cinematográficas dessa história – uma homenagem justa, considerando que ele se tornou fã de terror graças aos filmes de Frankenstein e outros monstros. Como bônus, a versão brasileira acompanha outras histórias originais de Ito, incluindo duas histórias de comédia focadas na cachorrinha Non-non.

Gyo

Capa da edição brasileira de Gyo (Devir Editora) Capa da edição brasileira de Gyo (Devir Editora)

Outra história clássica de Junji Ito, Gyo acompanha as férias do casal Tadashi e Kaori. O que era para ser um momento de descanso e tranquilidade é interrompido pela chegada de misteriosos peixes mortos-vivos dotados de pernas mecânicas. Além da história principal, que é outro grande exemplo de horror cósmico, a edição brasileira da Devir ainda conta com duas historias extras. Uma delas é “O Mistério da Falha de Amigara”, que extrai medo e aflição até de uma premissa tão simples quanto o aparecimento de buracos que parecem ter o formato exato das pessoas.

Bônus: Diário dos Gatos Yon & Mu

Capa da edição norte-americana de Junji Ito's Cat Diary: Yon & Mu Capa da edição norte-americana de Junji Ito's Cat Diary: Yon & Mu, que será publicada pela JBC

Baseada nas experiências do mangaká com gatos, a publicação é uma comédia, gênero que não é tão visitado pelo autor. É uma obra que vale ficar de olho, no mínimo, pela proposta inusitada.

Esses títulos e outros mangás de Junji Ito estão à venda na Amazon. Caso você compre pelo nosso link, o Jovem Nerd pode receber uma comissão.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast