Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Frieren celebra o amadurecimento com animação impecável | Crítica
Animes e Mangás

Frieren celebra o amadurecimento com animação impecável | Crítica

Anime apresenta universo de fantasia encantador e conquista espaço entre os mais relevantes da década

Paloma Pinheiro
Paloma Pinheiro
26.mar.24 às 12h30
Atualizado há cerca de 1 ano
Frieren celebra o amadurecimento com animação impecável | Crítica
Crunchyroll/Reprodução

O tempo sempre foi uma questão central para humanidade. Talvez, por isso, aventuras sobre viagem no tempo pareçam tão atraentes. Afinal, imagina como seria a possibilidade de voltar atrás e fazer as coisas de um jeito diferente? Mas não é disso que se trata Frieren e a Jornada para o Além. Pelo contrário, Frieren é um anime que discute a aceitação do passado e o amadurecimento.

Lançado na temporada de outono de 2023, a adaptação do mangá de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe logo conquistou uma boa base de fãs. Isso pode ser facilmente explicado por um motivo em especial: a produção entrega uma das animações mais impecáveis da indústria de animes nos últimos anos.

O "tempo" como uma questão central

frieren anime Com personalidades diferentes, Heiter, Himmel, Frieren e Eisen formam um grupo peculiar. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Como dito antes, a animação é um dos pontos altos dessa produção. Mas, além de uma qualidade técnica inquestionável, o anime se beneficia de um elemento importantíssimo: um enredo tocante e surpreendente.

Curiosamente, a história não segue o curso de uma narrativa comum. A trama acompanha a elfa Frieren, após uma aventura de dez anos ao lado de três companheiros: o herói Himmel, o anão Eisen e o padre cachaceiro Heiter.

Depois de salvar o mundo, o grupo se separa, e cada membro segue um caminho diferente. A partir desse ponto, a produção discute o tema central da história: "o tempo" — que passa de forma diferente para Frieren, em comparação aos demais companheiros. Para um humano, uma década pode parecer uma eternidade. Mas, para a elfa que vive por milhares de anos, é apenas uma fração de segundo.

Por não ser capaz de perceber a fragilidade da vida humana, Frieren perde boa parte do tempo que ainda teria com seus amigos. Somente ao começar uma nova aventura ao lado de uma aprendiz humana, ela passa a notar todas as coisas simples e importantes que viveu. Surpreendentemente, esse talvez seja um de seus aspectos mais "humanos", o que gera uma identificação ainda maior do público com a protagonista da história.

Mas não é só Frieren que se destaca nessa jornada. Por meio das lembranças dela, é possível conhecer mais do adorável grupo de heróis que lutou contra o Rei Demônio. Nesse ponto, Himmel aparece como um dos personagens mais amáveis e carismáticos. Por mais que tenha uma breve (e humana) vida, o herói é extremamente sábio. Um contraste perfeito para a personalidade juvenil de Frieren, apesar da idade milenar da elfa.

Amadurecimento e animação impecável

Interações entre Stark, Frieren e Fern dão a leveza que o anime precisa. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

A aventura ganha ainda mais encantamento com o desenvolvimento da relação de Frieren e Fern. É a partir dos ensinamentos de "mestra e aprendiz", que a elfa começa a perceber e valorizar aspectos importantes da vida humana. Além disso, a adição de Stark ao grupo proporciona boas risadas e um pouco de "romance", na medida certa.

Os primeiros episódios têm um ritmo mais cadenciado, focando na apresentação dos personagens principais e ambientação desse universo. Mas, não se engane: quando o tom de slice of life sai de cena, Frieren entrega cenas de ação eletrizantes, com muita magia e outros elementos que só uma fantasia de alto nível poderia proporcionar.

Nesses momentos, Frieren e a Jornada para o Além aposta numa animação de alto nível técnico, que eleva os padrões de fantasia a outros patamares. Produzido pelo estúdio Madhouse (One Punch ManHunter x Hunter), o anime despertou curiosidade desde a estreia, com uma equipe poderosa que inclui Keiichiro Saito (Bocchi the Rock) como diretor principal.

Dos cenários naturais deslumbrantes às cenas de ação, Frieren executa dois cours consecutivos com maestria, um feito impressionante. Na maior parte dos episódios, é possível conferir uma animação fluida, com iluminação e enquadramentos que valorizam ainda mais temas como solidão, companheirismo e amadurecimento. Tudo isso com uma trilha sonora bucólica e fantástica que acalma e empolga, ao mesmo tempo.

Despedidas e reencontros

frieren anime É impossível não se encantar com Himmel. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Após 28 episódios arrebatadores, não  há dúvidas de que Frieren e a Jornada para o Além conquistou um espaço definitivo na lista de animes da década e, talvez, da indústria no geral. Seja pela narrativa tocante, ou pela grande qualidade da animação, Frieren traz ensinamentos reais sobre a importância de valorizar o nosso tempo e o daqueles que vivem ao nosso redor.

Daqui para frente, as "frieren-feiras" não serão as mesmas mas, como já adianta o grande herói Himmel: "despedidas cheias de lágrimas não são nosso estilo". Por isso, fica aqui um "até logo", com empolgação e a ansiedade por uma nova temporada.


Frieren e a Jornada para o Além está disponível na Crunchyroll, com 28 episódios. No Brasil, o mangá é publicado pela Panini.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais