Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Confira as primeiras impressões de especialistas sobre o Xbox Series X
Games

Confira as primeiras impressões de especialistas sobre o Xbox Series X

Mais velocidade no carregamento e muito destaque para a nova função de Quick Resume

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
28.set.20 às 16h47
Atualizado há mais de 4 anos
Confira as primeiras impressões de especialistas sobre o Xbox Series X

O lançamento do Xbox Series X está se aproximando, e alguns sites estrangeiros tiveram acesso a uma versão de prévia do console para testar em primeira mão as novidades da nova geração.

Embora não tenham tido acesso aos jogos feitos especificamente para o Series X ou as versões otimizadas para ele, a imprensa compartilhou suas primeiras impressões do novo console da Microsoft.

Um dos pontos destacados foi o acabamento do console, que é grande, mas possui um design simples o suficiente para não chamar tanta atenção no meio da sala.

Foto: Tom Warren/The Verge

O Venturebeat comparou o visual do Series X a atores de Hollywood:

Assim como com aqueles atores de Hollywood, se você olhar de perto, vai perceber que [o Xbox] é bem atraente. O exterior de plástico parece robusto e monolíticos. E a abertura em cima, com seus detalhes em verde, funciona como uma pequena surpresa para quem inspeciona o dispositivo de perto.

E mesmo com todo esse tamanho, os relatos são de que o console é surpreendentemente silencioso — ao menos enquanto rodava jogos na retrocompatibilidade, que certamente não fazem uso de todo o potencial de suas especificações técnicas.

Para quem está preocupado com o armazenamento de 1TB do Series X, o IGN revelou que o espaço utilizável é de cerca de 800GB, com o restante reservado para o funcionamento do sistema.

Pode parecer bastante espaço, mas devemos levar em conta o tamanho dos jogos atualmente — o Call of Duty: Modern Warfare, por exemplo, exige 183GB de espaço para o jogo base e o Warzone no Xbox One.

Mas talvez não seja necessário comprar a expansão de armazenamento que custa quase o mesmo tanto do que um Series S: é possível usar um HD através de portas USB 3.1, e alternar os dados entre ele e o SSD. Os jornalistas do Venturebeat fizeram o teste com o Assassin's Creed: Origins, que tem 49GB, alternando a instalação do jogo entre o HD e o SSD do Series X.

  • De um SSD externo com USB 3.0 para o SSD interno: 2min18s
  • De um HDD externo com USB 3.0 HDD para o SSD interno: 7min46s;
  • Do SSD interno para um SSD externo: 4min33s
  • Do SSD interno para um HDD externo: 10min36s

Ou seja, parece viável transferir os jogos que não estão sendo utilizados para um HD externo, ainda que não SSD.

É possível jogar títulos diretamente de uma unidade de armazenamento externa, com exceção dos títulos lançados para o Series X.

Melhorias no carregamento

Um ponto que foi citado por todos os sites que tiveram acesso ao console foi a velocidade de carregamento dos jogos, ainda que os mesmos não tenham sido otimizados para a nova geração.

O The Verge montou uma tabela comparando os tempos de carregamento:

Via The Verge

No caso de títulos como Sea of Thieves e Destiny 2, a diferença é de mais de 1 min.

Também foram feitos comentários sobre a taxa de quadros por segundo, que ficou mais estável e até mesmo maior, atingindo 60 fps em jogos como Final Fantasy XV, Sekiro e Grand Theft Auto IV, segundo o Venturebeat.

Isso deve-se ao hardware mais avançado do console.

Quick Resume

Mas a novidade mais popular entre os jornalistas que testaram a versão do console foi o Quick Resume, que não apenas funciona bem como está sendo apontado como algo "que vai mudar a maneira como as pessoas jogam", segundo o canal Cnet.

A função permite que o jogador alterne imediatamente entre jogos, colocando-os em suspensão e retomando-os sem a necessidade de passar por telas de carregamento.

Ou seja, é possível suspender o game no meio de uma missão para jogar uma partida de multiplayer com seus amigos e voltar exatamente para o ponto onde parou o jogo anterior em uma questão de segundos.

O Gamespot relatou que fizeram o teste com até seis jogos rodando ao mesmo tempo sem nenhum tipo de atraso na hora de alternar entre eles, e o The Verge afirmou que a quantidade máxima de jogos abertos depende de quais jogos estão sendo executados, ressaltando que não é possível suspender games como Sea of Thieves e outros multiplayers.

Essa é uma função nativa do sistema e não precisa ser acionada — basta abrir vários jogos e usá-la a partir do momento em que liga o console.

Lembrando que os testes foram apenas com o Xbox Series X, a versão mais robusta do console de nova geração. As primeiras impressões do Series S ainda não foram divulgadas.

Os dois consoles chegam ao Brasil em algum momento de novembro, pelo preço de R$ 4.999 e R$ 2.999, respectivamente. Saiba mais sobre as especificações de cada um clicando aqui.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais