Vale a pena reviver o FaceApp? Como usar e como excluir seus dados

Aplicativo teve surto de popularidade ao transformar usuários em idosos

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Vale a pena reviver o FaceApp? Como usar e como excluir seus dados

A nova onda do momento na internet é usar um filtro para ver como você seria se fosse do gênero oposto usando o aplicativo FaceApp.

Essa não é a primeira vez que o aplicativo tem um surto de popularidade. Anteriormente, fotos alteradas pelo FaceApp tomaram as redes sociais, com os rostos dos usuários ora envelhecidos, ora rejuvenescidos.

Antes de fazer o download do aplicativo, fique atento à política de privacidade e aos termos de uso do software, que geraram polêmica no passado por incluir acesso a páginas visitadas recentemente; compartilhamento de informações pessoais para serviços de terceiros, parceiros de publicidade, entre outros. As políticas de privacidade foram alteradas em dezembro de 2019, e receberam uma atualização em junho de 2020. Leia aqui, em português.

Usar o aplicativo é bastante simples, e a interface está disponível em português. Com elementos gratuitos e pagos, o FaceApp oferece uma enorme variedade de filtros que vão desde os que alteram a idade e o gênero até efeitos para selfies.

Após permitir o acesso a fotos e à câmera, escolha a imagem a ser alterada e use a barra de navegação na parte de baixo da interface para fazer as edições.

Barra inferior mostra as opções de filtros

Há um botão para ver a foto original, indicada pelo um símbolo < | >.

Para ver como você seria se fosse de outro gênero, basta escolher a opção no menu.

Gêneros masculino e feminino

Na tela inicial de edição de foto, é possível mudar de “Editor” para “Fun”, e encontrar filtros divertidos que alteram o fundo e a temática da foto num geral.

Livre estou, livre estou…

A opção de layouts permite que você faça um mosaico com as imagens e montagens do aplicativo:

Mosaico de fotos feito no aplicativo

Então, é só salvar a imagem no dispositivo e compartilhá-la onde quiser.

Apesar do aplicativo informar que armazena as fotos por até 48h nos servidores, é possível solicitar a exclusão adiantada dos dados dentro das opções de suporte do FaceApp. Confira um passo a passo na galeria abaixo:

O aplicativo possui uma versão PRO, paga, que desbloqueia todas as funções de edição e todos os filtros.

O FaceApp está disponível para Android e iOS.