Um Espião Animal | Crítica

Filme entrega experiência divertida e mensagem pacifista

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Um Espião Animal | Crítica

Um Espião Animal é uma animação que tem uma premissa absurda, um elenco de peso nos EUA e uma mensagem peculiar para os tempos atuais.

O filme da Fox foi inspirado no curta-metragem Pigeon: Impossible (Pombo Impossível em tradução livre) que mostra um pombo que só queria uma rosquinha criando o caos no meio da rua após acidentalmente ficar preso em uma maleta super armada. No curta, o pombo e o agente entram em uma briga por causa de comida. Já em Um Espião Animal os dois formam um time para salvar o mundo.

A trama de Um Espião Animal não tem grandes surpresas, seguindo a linha de filmes de espião e policiais dos anos 80 e 90, com parceiros improváveis e muita ação. A trama acompanha Lance Sterling (Will Smith), um espião de alta classe que pensa que os fins justificam os meios, e Walter Beckett (Tom Holland), um jovem cientista que sempre está em busca de opções pacifistas para suas invenções. Após um mal-entendido que compromete a carreira de Sterling, ele precisa desaparecer, e Walter oferece uma solução única para ele: transformar-se em um pombo.

A inocência e inteligência de Walter provam ser sua maior arma na busca por soluções pacifistas para tudo. Essas alternativas não-letais do personagem ditam boa parte do humor do filme, que é majoritariamente composto por piadas visuais e linhas de diálogo divertidas, que, por sua vez, incorporam falas comuns, como chamar pombos de “ratos com asas”.

Um Espião Animal se apoia em referências à internet, gatinhos, purpurina e até mesmo doramas, as novelas coreanas. Por ser uma história sobre um espião internacional, o espectador visita diversos países junto com a dupla, e é possível ouvir vários idiomas até mesmo na versão dublada em português.

O design dos personagens brinca bastante com formas e rostos diferentes, ainda que não fuja muito dos padrões que estamos acostumados a ver em animações no cinema, mas cumpre um papel importante de representar etnias e tipos de corpo que nem sempre são vistos em longas animados dos grandes estúdios.

Um Espião Animal é um filme leve, divertido e com humor capaz de agradar a todos. Entre explosões de purpurina e lutas muito bem executadas pelo melhor espião do mundo, sua mensagem pacifista de que não precisamos reagir à violência com violência é o diferencial da animação e cai como uma luva para os tempos atuais.