Speedrunner quebra recorde histórico em Super Mario Bros.

Kosmic foi o primeiro a dominar um novo truque e a terminar o jogo abaixo da marca de 4min56s

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato

A comunidade de speedrun está sempre tentando se superar, principalmente em jogos clássicos. Agora um jogador, Kosmic, conseguiu quebrar um recorde que era considerado impossível em Super Mario Bros.

O recorde anterior para a categoria Any% (ou seja, basta chegar até o fim do jogo) era de 4min56s245. Depois de muitas tentativas, Kosmic conseguiu superar a marca com 4min55s913, uma diferença bastante considerável para este tipo de disputa.

Mas o que torna o novo recorde tão especial não é apenas o tempo, mas também o método – que é também o que explica como Kosmic conseguiu uma diferença tão alta. Para conseguir o feito, o speedrunner usou um atalho nunca antes testado, que exige ativar um glitch complicado, conhecido como 1-2 glitch, além de diversos outros.

Este glitch, explicando de forma básica, exige comandos extremamente precisos para se aproveitar das regras de quadros, permitindo pular certas animações ou executar ações mais rapidamente, às vezes até permitindo que ele encoste em um inimigo sem morrer. O legal é que ele conseguiu na primeira tentativa.

Agora que Kosmic conseguiu o “impossível”, é provável que outros speedrunners tentarão superá-lo. Se vão conseguir, no entanto, só o tempo dirá.