Sociedade de Efeitos Visuais critica Cats depois de piada no Oscar 2020

"Os melhores efeitos visuais do mundo não compensam uma história mal contada", diz em comunicado

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Sociedade de Efeitos Visuais critica Cats depois de piada no Oscar 2020

Durante o Oscar 2020, Rebel Wilson e James Corden subiram ao palco para entregar o prêmio de Melhor Efeito Visual. Até aí, nada de anormal, tirando o fato de que os dois estavam vestidos como os seus personagens no (flopadíssimo) filme Cats.

A piada é, justamente, o longa baseado no famoso musical da Broadway ter sido altamente criticado pelos efeitos especiais, tidos como ruins e mal feitos. Assim, os atores aproveitaram o momento e zoaram a qualidade dos efeitos do longa. “Como integrantes do elenco de Cats, nós sabemos a importância de bons efeitos visuais”, disseram.

Porém, a Sociedade de Efeitos Visuais lançou um comunicado em resposta aos comentários feitos durante a cerimônia. A organização criticou Cats como um todo.

Ontem à noite, durante a apresentação do prêmio de Melhor Efeito Visual, os produtores escolheram fazer piada com os efeitos especiais e deram e entender que os VFX ruins eram os culpados pela má repercussão de Cats. Os melhores efeitos visuais do mundo não compensam uma história mal contada. Em uma noite dedicada a homenagear o trabalho de artistas talentosos, é imensamente decepcionante ver a Academia fazendo piada com efeitos visuais. Foi uma ofensa a comunidade de especialistas em VFX.

Vale lembrar que o filme sofreu alterações após ter sido lançado por ainda apresentar problemas críticos de efeitos visuais. Relembre aqui.

Cats pode até ter sido citado durante o Oscar 2020, mas ele chamou atenção mesmo nas indicações do Framboesa de Ouro 2020,  prêmio que “celebra” os piores filmes do ano. O longa aparece em nove categorias, incluindo a de pior filme. Veja todas as indicações aqui.

Cats acompanha o dia a dia de um grupo de gatos que vivem em uma cidade e que se reúne uma vez por ano para escolherem seu próximo líder. O musical estreou na Broadway em 1982 e se mantém em cartaz até hoje.

O elenco conta com grandes nomes, como Idris Elba, Ian McKellen, Judi Dench, Jennifer Hudson, Rebel Wilson, James Corden e a cantora Taylor Swift.

Cats foi lançado no Brasil no último dia 25 de dezembro.