O universo de Duna nas telonas pode se expandir como o verme gigante do deserto… É o que sugere Jon Spaihts, um dos roteiristas do filme de 2021, em nova entrevista ao The Playlist (via Variety). Spaihts deixou escapar que, mesmo com Duna: Parte 2 (2023) inicialmente encerrando a história contada no livro de Frank Herbert, haverá espaço para mais continuações ou até mesmo outros derivados no cinema.
Até o momento, já está em pré-produção uma série para o HBO Max focada nas Bene Gesserit, provisoriamente intitulada Dune: The Sisterhood. A produção teria Spaihts como showrunner, mas o roteirista abandonou o projeto justamente para se dedicar ao futuro da franquia no cinema.
Ele diz:
“Acabei me afastando [da série] para trabalhar não só em Duna 2, mas para explorar outras possibilidades cinematográficas no universo Duna. Ainda estamos discutindo isso, e não sou autorizado a falar muito. Mas é um mundo muito rico em possibilidades, e acredito que estamos cheios de oportunidades para contar novas histórias em diversas formas.”
Sobre a possibilidade de um terceiro filme, mesmo com Duna: Parte 2 encerrando a história contada no livro original, o roteirista conclui:
“Há alguns fios tentadores que levam ao futuro e sugerem que talvez ainda não tenhamos encerrado esse universo, apesar do fato de o final de Duna, o livro, que também é o final do segundo filme, ser uma conclusão muito satisfatória.”
Se depender do material base, Jon Spaihts e o cineasta Denis Villeneuve não têm do que reclamar, já que a saga de Herbert tem continuações como Messias de Duna e Filhos de Duna. Resta aos fãs aguardar se este é, de fato, o nascimento de mais um universo cinematográfico.
- Denis Villeneuve diz que sequência de Duna será mais focada na casa Harkonnen
- Florence Pugh pode viver Princesa Irulan em Duna 2, diz site
Duna: Parte 2 está agendado para estreia em outubro de 2023.