Aparecendo de surpresa durante a E3 2019, Roller Champions é um game free to play da Ubisoft que coloca o tradicional Roller Derby em destaque e adiciona algumas regrinhas extras para fazê-lo uma das grandes apostas da empresa para o próximo ano.
Tivemos a oportunidade de testá-lo durante um evento especial dedicado à imprensa um pouco antes da E3, e confesso que meus sentimentos são conflitantes. Ao mesmo tempo que me deixou com vontade de continuar jogando até conseguir uma única vitória, ele também conseguia deixar os jogadores em grandes momentos de ociosidade durante as partidas.
O jogo roda com partidas entre três jogadores por times, cada um com seu avatar e características visuais próprias (nada de habilidades por enquanto, mas imagino que algo venha a ser implementado durante o processo de desenvolvimento). Até um modo espectador no formato de um drone já está pronto para o game e praticamente pensado para o streaming das partidas.
Ele lembrou um pouco Rocket League, por conta da ação sob rodas (no caso, patins), em busca de uma bola. Mas também acaba aí a comparação. Diferentemente dos carrinhos, mirar no seu objetivo (bola) e correr atrás dela em Roller Champions se provou um tiquinho mais complicado, porque além de mantermos a velocidade dos patinadores, precisamos pegar embalo nas paredes verticais, assim como num half pipe destinado a outros tipos de competições.
De posse da bola, as regras são simples: corra pelo circuito oval em busca do maior número de voltas antes de arriscar um tiro no gol (uma esfera brilhante no canto mais alto da arena. Cada volta extra representa um ponto extra, mas não pense que a tarefa será fácil. Perder a posse da bola lhe obriga a começar novamente o caminho da pontuação.
O jogador pode correr com a bola, evitar ataques dos adversários, passar e arremessar para o gol (é preciso mirar antes do disparo). No lado da defesa, ele pode derrubar o jogador adversário e correr. É possível correr para qualquer um dos lados do circuito oval e a ideia é permanecer com a posse de bola o maior tempo possível.
No entanto, os desenvolvedores deixaram bem claro que Roller Champions é um jogo cooperativo que requer a extensa comunicação entre os jogadores. O simples exercício de passar a bola exige que ambos os jogadores que participam da jogada estejam a par da situação. Ou seja, só é possível passar a bola para um companheiro de equipe se ele pedir essa posse (apertando o mesmo botão de passe, mas sem a bola).
Achei um pouco estranha essa mecânica porque tira um pouco do dinamismo do game. Não pense que ficar apertando como um desesperado o botão de passe lhe ajuda de alguma maneira. Existe uma animação específica para pedir a posse de bola, e ela dura uns dois segundos, tempo suficiente para você desacelerar e perder a posição de destaque no campo do momento em que a bola foi pedida até a hora em que o jogador com a bola perceba a ação.
Daí a importância da comunicação verbal e a recomendação de que os jogadores de Roller Champions sempre usem headsets durante as partidas.
No geral, é um jogo interessante e até bastante promissor. Eles prometem muitas arenas extras para a disputa (no momento apenas duas estão disponíveis, uma de praia e uma “oficial”), além de um sistema de pontuação envolvendo o seu número de fãs para destravar coisas no game (ainda não reveladas). Se apararem as rebarbas certas, deve se tornar tão viciante quanto alguns desses jogos bizarros de carros e futebol do mercado.
Uma fase de testes pré-alfa de Roller Champions já está disponível no Uplay. Confira o trailer aqui!