Robô pizzaiolo pode ajudar a agilizar a entrega de pizzas

Ele consegue ser cinco vezes mais rápido que seus concorrentes humanos

Marina Val Publicado por Marina Val
Robô pizzaiolo pode ajudar a agilizar a entrega de pizzas

A ideia de ter robôs fazendo tarefas básicas, como preparar refeições, sempre foi tema de ficção, mas está mais próxima de virar realidade.

Zume Pizza é uma startup do Vale do Silício que está investindo em robôs para preparar pizzas de maneira automatizada. Em entrevista ao The Verge, Julia Collins, CEO da empresa, comentou isso permite uma maior eficiência e permite que os funcionários humanos sejam redirecionados para tarefas menos tediosas:

Nós tentamos identificar lugares onde humanos estavam sobrecarregados fisicamente, entediados ou funções que não eram seguras, como colocar a mão em um forno aceso a 315°C durante seis horas por dia.

Um dos robôs da empresa, o Doughbot, é capaz de abrir a massa cerca de cinco vezes mais rápido que qualquer profissional. Outros dispositivos são capazes de colocar sempre a quantidade exata de molho e também remover cada uma das delícias do forno.

ZumePizza_Truck1

A pizzaria não economiza tempo apenas no preparo da comida, ela também investiu em um carro que permite cozinhar centenas de pizzas simultaneamente, enquanto elas são levadas até o destino. Isso economiza tempo e permite que elas sejam entregues literalmente saindo do forno, menos de 20 minutos depois de o pedido ser realizado através do site ou aplicativo.

Segundo Collins, toda essa automação permite que os funcionários humanos sejam realocados para tarefas mais criativas, como elaboração do menu e seleção de ingredientes.