Review | Overcooked 2
O único problema é que dá uma fome...
Balões, pântanos e até mesmo um mar de geleca verde não são seriam exatamente as primeiras escolhas de lugar quando pensamos em cozinhar — a menos que você jogue Overcooked 2, é claro.
A sequência, desenvolvida pela Ghost Town Games e pela Team17, continua o legado de cooperação do primeiro jogo mas, dessa vez, atende o pedido dos fãs e não se limita apenas ao multiplayer local, permitindo que os jogadores convidem seus amigos para uma sessão online de Campanha, Arcade ou Versus.
A Campanha principal é dividida entre seis regiões, com seis mapas cada. Cada região tem foco em um tipo específico de comida — a primeira é sushi, por exemplo — ou no estilo de preparo dos pratos, com a adição das batedeiras e das panelas a vapor.
Ao contrário do primeiro jogo, essas regiões se misturam: o pântano também tem uma fase ou outra no balão (prometo que essa frase fará sentido quando você jogar).
Em Overcooked 2, é bem mais fácil pontuar e conseguir moedas para passar de nível, e muito disso se deve ao sistema de multiplicação de gorjeta, que pode quadruplicar caso você acerte vários pedidos em sequência. É necessário ter uma certa quantidade de estrelas para abrir as fases, mas, justamente por esse multiplicador, não senti tanta dificuldade de consegui-las quanto no primeiro game.
Cooperação continua sendo a palavra chave do jogo, e é praticamente impossível completar todas as fases menos simples sem se comunicar bastante com os seus companheiros. E os cenários mais avançados estão sempre em movimento: quando você se acostuma a fazer uma tarefa, o mapa muda completamente e te obriga a recomeçar sua linha de pensamento.
Jogar sozinho também é uma opção, mas a dificuldade aumenta consideravelmente. O jogador controla dois personagens alternadamente, o que dá um belo nó no cérebro quando você está tentando lavar a louça e entregar um pedido ao mesmo tempo.
A jogabilidade continua a mesma, com a adição de uma mecânica nova: agora é possível arremessar ingredientes entre os personagens, o que pode facilitar a vida dos chefs ou atrapalhar de vez a produção dos quitutes, já que os ingredientes podem cair em lugares que o jogador não alcança ou atingir o coleguinha em cheio.
A dificuldade das fases não aumenta progressivamente, e mesmo os primeiros níveis podem apresentar um alto grau de desafio, portanto, esteja preparado para suar a camisa tentando passar um nível para fazer três estrelas na primeira tentativa no seguinte.
O modo Arcade simula as fases da campanha, permitindo que o jogador consiga reprisar suas favoritas sem precisar navegar o mapa, e o modo Versus coloca os chefs para competirem entre si. Novamente, é possível jogar tanto localmente quanto online.
Assim como seu antecessor, Overcooked 2 promete horas de diversão — e tensão. Esse é mais um daqueles jogos de brigar com os coleguinhas e, no fim, dar boas risadas com a situação toda. O único problema é que dá uma fome…
Esse review foi feito com uma cópia para PS4 cedida pela Team 17.
Overcooked 2 está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.