Quem são os Eternos? Conheça os heróis divinos da Marvel

Equipe chegará aos cinemas em novembro

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Quem são os Eternos? Conheça os heróis divinos da Marvel

Eternos é um dos próximos lançamentos da Marvel nos cinemas. O filme vai reunir um elenco estelar para contar a história de heróis que carregam uma enorme importância para o universo, mas que nunca foram grandes conhecidos do público.

O grupo foi criado em 1976 por Jack Kirby, desenhista conhecido por co-criar grandes heróis e equipes como Thor, Quarteto Fantástico, Vingadores e X-Men ao lado de Stan Lee. A grande aventura cósmica que chegará às telonas em novembro foi criada pelo “Rei dos Quadrinhos” quando retornou à Marvel após passar uma temporada na DC — onde criou Darkseid e os Novos Deuses.

Em seu retorno triunfal, Kirby criou sozinho The Eternals, revista que durou 19 números e um especial. Planejado como um épico espacial, o quadrinho não apenas apresentou um novo grupo de seres poderosos e seus vilões, como se propôs a explicar a gênese do Universo Marvel em uma trama de proporções divinas.

O quadrinho conta que há milênios atrás, uma raça de entidades chamadas Celestiais vieram à Terra. Impressionados com a vida no planeta, eles realizaram experimentos com os seres mais desenvolvidos na época: os macacos. O resultado foi a criação de três raças distintas: Eternos, humanos e Deviantes.

Os Eternos são uma raça imortal e superpoderosa descrita como “crianças mais próximas dos deuses do que da Terra”. Já os Deviantes são considerados o “fracasso destrutivo” dos Celestiais, por serem criaturas instáveis e monstruosas que só desejam a guerra. No meio do caminho está a raça humana, que apesar de ser capaz de grande destruição, almejava a paz. Por ser o equilíbrio entre as duas, coube à humanidade a tarefa de herdar o planeta.

Esse segredo sobre a origem da vida terrestre no Universo Marvel é iniciada pelo retorno dos Celestiais ao planeta, o que faz com que Eternos e Deviantes coloquem seus planos em ação. Os vilões buscam uma nova chance de derrotar os deuses que os castigaram por tentar dominar a Terra, enquanto os heróis se unem para derrotá-los e agradar as entidades cósmicas.

Dirigido por Chloé Zhao, o filme vai apresentar esse lado mitológico do Universo Marvel em 4 de novembro. Para que você conheça os membros da equipe, reunimos abaixo uma lista sobre quem são Os Eternos:

Ikaris

Richard Madden como Ikaris em Eternos (Divulgação/Marvel)
Richard Madden como Ikaris

Ikaris é responsável por dar início aos eventos das HQs dos Eternos. Disfarçado como o arqueólogo Ike Harris, ele se infiltra em uma escavação de ruínas Incas para ligar uma espécie de farol cósmico capaz de trazer os Celestiais para a Terra.

Assim como muitos de sua raça, ele viveu na Grécia antiga. Graças a poderes como voo, superforça e regeneração, ele e sua família se tornaram base para lendas da mitologia greco-romana. A mais trágica delas é a de Ícaro, conto inspirado na tragédia que tomou a vida de seu filho após a queda para a morte quando um dispositivo de voo falhou. Para honrar o pequeno, ele mudou o próprio nome e passou a atender por Ikaris.

Ikaris é interpretado por Richard Madden (Game of Thrones).

Thena

Angelina Jolie como Thena em Eternos (Divulgação/Marvel)
Angelina Jolie como Thena

Thena é uma exímia guerreira que tem o poder de conjurar os mais variados tipos de armas. Nos quadrinhos, ela e seu pai Zuras se tornaram representantes de Zeus e Athenas na Terra, com isso a heroína abandonou o velho nome de Azura e passou a atender por Thena.

Sua relação com Deviantes é no mínimo conflitante, já que ela teve um relacionamento e dois filhos com Kro.

Thena é interpretada por Angelina Jolie (Garota, Interrompida).

Ajak

Salma Hayek como Ajak em Eternos (Divulgação/Marvel)
Salma Hayek como Ajak

No filme, os Eternos serão liderados por Ajak, figura importantíssima nos quadrinhos. Venerado como um deus do voo pelos povos asteca e maia, o Eterno ganhou destaque por ser capaz de se comunicar com os Celestiais. Em suas aventuras no passado, Ajak chegou a lutar ao lado do Thor.

Além de habilidades como vôo, manipulação de energia cósmica e superforça, Ajak tem importância por representar a sabedoria entre os Eternos.

Ajak é interpretada por Salma Hayek (Frida).

Sersi

Gemma Chan como Sersi em Eternos (Divulgação/Marvel)
Gemma Chan como Sersi

Outra Eterna a influenciar os livros de história é Sersi, cujos poderes foram confundidos com bruxaria por séculos. Conhecida como Circe nas lendas antigas, ela esteve presente na Odisseia, viu Roma ser queimada por Nero e chegou até mesmo a auxiliar os cavaleiros de Rei Arthur. Tudo isso antes de se estabelecer em Nova York, onde foi de grande ajuda para Ikaris na luta contra os Deviantes no tempo presente.

Os poderes de Sersi incluem ilusões, telecinese, fator de cura elevado e, especialmente, transmutação — habilidade que utiliza com frequência para transformar inimigos em animais.

Sersi é interpretada por Gemma Chan (Capitã Marvel).

Kingo

Kumail Nanjiani como Kingo em Eternos (Divulgação/Marvel)
Kumail Nanjiani como Kingo

Originalmente, Kingo é um Eterno vindo do Japão, tendo seguido uma carreira como samurai no século 16. Ele aproveita as habilidades adquiridas nesse período para se tornar um astro dos filmes de ação na era moderna. No filme, essa parte cinematográfica será mantida, já que o personagem será uma estrela de bollywood.

Além de poderes comuns a Eternos, como superforça, voo e manipulação de energia cósmica, ele se destaca pela vasta habilidade nas artes marciais.

Kingo é interpretado por Kumail Nanjiani (Doentes de Amor).

Makkari

Lauren Ridloff como Makkari em Eternos (Divulgação/Marvel)
Lauren Ridloff como Makkari

Makkari é o Eterno com poderes de velocidade cujas aventuras na antiguidade deram origem às lendas do deus romano Mercúrio. Presente em civilizações antigas como o Egito, ele sempre usou seus dons para ajudar a humanidade, chegando a vir ao Brasil para ajudar a curar uma doença espalhada pelos Deviantes.

Além da velocidade, Makkari se destaca como um gênio na área da ciência, já que nasceu na guilda da tecnologia.

Makkari é interpretada por Lauren Ridloff (The Walking Dead).

Phastos

Brian Tyree Henry como Phastos em Eternos (Divulgação/Marvel)
Brian Tyree Henry como Phastos

E por falar em tecnologia, os Eternos contam com Phastos, um exímio criador de armas e dispositivos. Assim como seus pares, essa habilidade também inspirou lendas na Grécia antiga, quando ficou conhecido como o deus Hefesto.

Melancólico e desiludido, ele busca pelo sentido da vida. Esse propósito criou um sentimento de apatia em Phastos, que quase sempre se recusa a participar de conflitos. Na fase atual dos quadrinhos, ele descobriu um segredo chocante que o leva a fazer uma aliança com ninguém menos do que Thanos.

Phastos é interpretado por Brian Tyree Henry (Atlanta).

Duende

Lia McHugh como Duende em Eternos (Divulgação/Marvel)
Lia McHugh como Duende

Duende é um Eterno conhecido por ser travesso e pregar peças em seus companheiros. Com a forma permanente de uma criança, ele inspirou grandes personagens como o shakespeariano Puck, de Sonho de Uma Noite de Verão e o próprio Peter Pan.

Na HQ dos Eternos escrita por Neil Gaiman, o Duende é responsável por apagar a memória de seus colegas e dar vidas humanas a eles. Com isso, ele se disfarça como um ator mirim com um programa de TV próprio. Como pena por seus atos ele acaba temporariamente morto, mas como todo Eterno reencarna, dessa vez como uma menina.

Duende é interpretada por Lia McHugh (O Chalé).

Gilgamesh

Don Lee como Gilgamesh em Eternos (Divulgação/Marvel)
Don Lee como Gilgamesh

Ao contrário dos outros de sua raça, Gilgamesh interferiu muito nos rumos da raça humana, chegando a ficar amigo de figuras como Aquiles e Rei Davi. Ele chegou a ser preso e até banido dos domínios dos Eternos, retornando apenas quando Duende pede ajuda para deter os Deviantes.

Portador de muitas das habilidades de sua raça, como fator de cura, telecinese, reflexos avançados e superforça, ele chegou a fazer parte dos Vingadores nas HQs.

Gilgamesh é interpretado por Don Lee (Invasão Zumbi).

Druig

Barry Keoghan, o Druig de Eternos (Divulgação/Marvel)
Barry Keoghan como Druig

Druig é uma figura controversa entre os Eternos, sempre alternando entre o bem e o mal. Ele sempre teve um fraco por poder, chegando a causar a morte do próprio tio enquanto tentava roubar o poder de um Deviante mutante. Sua natureza ardilosa levou a vários conflitos com o primo Ikaris.

Não se sabe se o lado maligno de Druig será levado ao filme, mas espera-se que ele ao menos seja distante, já que é descrito como um “solitário indiferente”. Seus poderes incluem telepatia, ilusões e telecinese.

Druig é interpretado por Barry Keoghan (Dunkirk).

Mais notícias