Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Primeiro SMS da história é vendido como NFT por mais de 100 mil euros em leilão
Ciência e Tecnologia

Primeiro SMS da história é vendido como NFT por mais de 100 mil euros em leilão

A mensagem de texto foi enviada em 1992 com a frase: "Feliz Natal"

Tayná Garcia
Tayná Garcia
22.dez.21 às 10h59
Atualizado há mais de 3 anos
Primeiro SMS da história é vendido como NFT por mais de 100 mil euros em leilão

A operadora britânica Vodafone acaba de anunciar que o primeiro SMS da história foi vendido em um leilão na última terça-feira (21), no formato de NFT. As informações são da DW.

A peça digital foi leiloada por 107 mil euros, quase R$ 700 mil na cotação atual. A venda foi organizada pela casa de leilões Aguttes, na França.

O comprador, que não revelou sua identidade, é agora o proprietário de uma réplica digital do protocolo original que transmitiu a mensagem e de uma moldura para a exposição do SMS.

A mensagem de texto foi transmitida pela Vodafone em 3 de dezembro de 1992, com os dizeres: "Feliz Natal". Ela foi enviada pelo programador Neil Papworth para um colega, que estava em uma festa de Natal.

Imagem: EPA Photo/Daily Sabah

Por fim, a Vodafone anunciou que o valor arrecadado com a venda será doado para a Agência da ONU para Refugiados (UNHCR).

"A tecnologia sempre teve o poder de inovar e mudar o mundo. E, por meio da combinação entre tecnologia e movimento social, a UNHCR pode continuar ajudando refugiados e pessoas que foram forçadas a deixar suas casas, dando-lhes a oportunidade de transformar suas vidas e construir um futuro melhor para si", declarou a operadora.

O SMS foi vendido em forma de NFT — “non-fungible token” (token não-fungível, em tradução livre), uma espécie de selo criptográfico que representa algo único que pode ser utilizado como prova de origem e autenticidade.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais