Os Simpsons | Roteirista critica meme que associa episódio da série com COVID-19

"Eu não gosto disso sendo usado para fins nefastos."

Marina Val Publicado por Marina Val
Os Simpsons | Roteirista critica meme que associa episódio da série com COVID-19

Frequentemente aparecem pessoas apontando como Os Simpsons “previu” o futuro, tendo abordado até a compra da Fox pela Disney muitos anos antes de ela acontecer de fato. Agora, um meme começou a circular associando o episódio “Marge in Chains“, de 1993, com o COVID-19, o novo coronavírus.

Na trama, Marge é presa após acidentalmente furtar um item enquanto ela está comprando mantimentos para a família doente, depois de todos contraírem a “gripe de Osaka”. A virose é fictícia e foi inspirada na influenza A (H3N2), também conhecida como gripe de Hong Kong, uma pandemia de 1968.

Entretanto, Bill Oakley, corroteirista do episódio, não está nem um pouco feliz com a associação, pois viu alguns casos em que o meme tinha conotação xenófoba:

Eu não gosto disso sendo usado para fins nefastos. A ideia de alguém usar de maneira inapropriada para fazer o coronavírus parecer um plano da Ásia é terrível. No sentido de tentar culpar a Ásia, acho isso nojento.

Segundo o roteirista, a ideia era fazer um episódio exagerado e cartunesco, com cenas nas quais o vírus espera o farol abrir para atravessar a rua, justamente para evitar conotações negativas:

Era para ser apenas uma piadinha sobre como a gripe [de Osaka] chegou aqui. Era para ser absurdo que alguém pudesse tossir numa caixa e o vírus sobreviveria por seis a oito semana em uma caixa. É cartunesco. Nós intencionalmente deixamos ele cartunesco pois queríamos que fosse bobo, não assustador, e não carregar nenhuma dessas associações negativas junto, e é por isso que o próprio vírus estava agindo como um personagem de desenho animado e se comportando de maneiras extremamente não realistas.

Oakley também explicou que a maioria das “previsões” da série são apenas exemplos de como a história é cíclica:

Existem bem poucos casos nos quais Os Simpsons previu alguma coisa. É geralmente apenas coincidência, pois os episódios são tão velhos que a história se repete. A maioria desses episódios são baseados em coisas que aconteceram nos anos 1960, 1970 ou 1980 que nós tínhamos conhecimento.

Os Simpsons foi criado por Matt Groening e estreou em 1989, nos EUA. A série já teve mais de 670 episódios ao longo de seus mais de 30 anos de existência.

A série animada está atualmente em sua 31ª temporada e é transmitida no Brasil pela Fox.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1